Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3774
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação ambiental como ferramenta na sensibilização de jovens em vulnerabilidade social do “Lar Ebenézer”, Dourados- MS
Autor(es): Faganello, Juliana Polonio
Primeiro Orientador: Mussury, Rosilda Mara
Resumo: A educação ambiental é considerada um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e a determinação que os tornam aptos a agir individual e coletivamente para resolver problemas ambientais presentes e futuros. Este projeto teve como objetivo, qualificar e quantificar a eficiência da Educação Ambiental, como ferramenta na conscientização e transformação da percepção ambiental, de jovens do sexo feminino, entre 7 e 12 anos, em vulnerabilidade social, do “Lar Ebenézer”, uma entidade privada,que abriga menores, na cidade de Dourados-MS. Foi feito inicialmente um bate papo com as jovens doa Lar e posteriormente aplicado um questionário para avaliar o quanto elas conheciam sobre lixo, biodiversidade entre outros aspectos. Posteriormente foram feitas atividades enfocando diferentes temas e na seqüência o questionário foi reaplicado. Os resultados obtidos comprovaram que a prática de atividades educacionais e ambientais resulta em mudança de pensamento, acréscimo de conhecimento, logo gerando uma consciência ambiental nas jovens, impondo uma visão de preocupação com o ambiente e com os outros integrantes que os compõe.
Palavras-chave: Educação ambiental
Environmental education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: FAGANELLO, Juliana Polonio. Educação ambiental como ferramenta na sensibilização de jovens em vulnerabilidade social do “Lar Ebenézer”, Dourados- MS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3774
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianaPolonioFagnello.pdf590,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.