Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/37
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Alexandra Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511220028923806pt_BR
dc.contributor.referee1Zappone, Mirian Hisae Yaegashi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8793675990431470pt_BR
dc.contributor.referee2Furtado, Alessandra Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352539741899197pt_BR
dc.contributor.referee3Fernandes, Célia Regina Delácio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4978877013343192pt_BR
dc.creatorCarvalho, Markley Florentino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0369050143023985pt_BR
dc.date.accessioned2018-07-30T15:32:16Z-
dc.date.available2018-07-30T15:32:16Z-
dc.date.issued2013-07-16-
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/37-
dc.description.abstractThis dissertation consists of writing about the history and memory of the practice of literary readings by experienced educators in the school context with a focus on library space for the training of readers. The approach is performed by a literature review, among others, Chartier (2001), Felix (1998), Candido (2006), Soares (2010), Zilberman (2009), Silva, E. (2009) Silva, W. (2003), followed by the case study of two libraries from public school Dourados, Mato Grosso do Sul. First, it is presented to the school library as a space for the exercise of the right to read and as a place of literary memory of the community school. For this analysis were used as parameters to Law No. 12.244/2010 that nationwide proposes universal school libraries, the "Manifesto UNESCO / IFLA" and also the Political Pedagogical Project school as the possibility of their participation in the process of literary education at school. In the second phase, there will be a historical account of the formation of the libraries surveyed and interface with readings practices present in projects in schools. Through the analysis of written sources and memories readings from the library educators and teachers, authors of reading projects are aggregated issues in relation to literary reading and the school community, under the aspect of access to library and practices cultural training to encourage the reader. Then, it presents some reflections possible to think about the space of the library and reading projects, how to silence this relationship and the possibility that the library is a place for socializing Literature in school.en
dc.description.resumoEsta dissertação compõe uma escrita a respeito das representações das histórias das bibliotecas e das práticas de leituras literárias vivenciadas por educadores no contexto da escola com enfoque no espaço da biblioteca em relação à formação de leitores. A abordagem é realizada por meio de uma revisão de literatura, entre outros autores, Chartier (2001), Felix (1998), Candido (2006), Soares (2010), Zilberman (2009), Silva, E. (2009) Silva, W. (2003), seguido do estudo de caso de duas bibliotecas da rede pública escolar de Dourados, Mato Grosso do Sul. Primeiramente, é apresentada a biblioteca da escola como um espaço para o exercício do direito à leitura e como lugar da memória literária da comunidade escolar. Para esta discussão fora utilizados como parâmetro a Lei nº 12.244/2010 que em âmbito nacional propõe a universalização das bibliotecas escolares, o “Manifesto UNESCO/IFLA” e também o Projeto Político Pedagógico da escola como a possibilidade de sua inserção no processo da educação literária na escola. No segundo momento, realiza-se um relato histórico da formação das bibliotecas pesquisadas e da interface com as práticas de leituras presentes em projetos nas escolas. Por meio da análise das fontes escritas e das memórias de leituras dos educadores da biblioteca e dos professores, autores dos projetos de leitura, agregam-se questões em relação à leitura literária e à comunidade escolar, sob o aspecto do acesso à biblioteca e às práticas culturais de incentivo à formação do leitor. Em seguida, são apontadas algumas reflexões possíveis para pensar o espaço da biblioteca e os projetos de leitura, quanto ao silêncio presente nessa relação e à possibilidade de a biblioteca ser um lugar para a socialização da Literatura na escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-07-30T15:32:16Z No. of bitstreams: 1 MarkleyFlorentinoCarvalho.pdf: 6668342 bytes, checksum: 6d8323e37ec1294f1d20584a2f99fe3b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-30T15:32:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarkleyFlorentinoCarvalho.pdf: 6668342 bytes, checksum: 6d8323e37ec1294f1d20584a2f99fe3b (MD5) Previous issue date: 2013-07-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.relationCARVALHO, Markley Florentino. Representações de práticas de leituras literárias: histórias e memórias na biblioteca da escola em Dourados, MS. 2013. 207 f. Dissertação (Mestrado em Letras)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectSchool librariesen
dc.subjectLeitura - projetospt_BR
dc.subjectReading promotionen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleRepresentações de práticas de leituras literárias: histórias e memórias na biblioteca da escola em Dourados, MSpt_BR
dc.title.alternativeRepresentations of literary reading practices: histories and memories in the library of school in Dourados, MSen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarkleyFlorentinoCarvalho.pdf6,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.