Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3802
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Influência da promoção de vendas na decisão de compra dos consumidores: um estudo na empresa exata materiais para construção
Autor(es): Malacarne, Samer Rolim Amira
Primeiro Orientador: Galão, Fabiano Palhares
Resumo: No atual cenário mercadológico as organizações enfrentam uma constante luta pela sobrevivência. Em um ambiente tomado pela acirrada concorrência é de extrema relevância conhecer, estudar e monitorar constantemente o comportamento dos consumidores. Na tentativa de influenciar o comportamento de compra dos consumidores inúmeras ferramentas de marketing são utilizadas. A promoção de vendas, revela-se como um potencial instrumento do composto de comunicação, muito utilizada pelos varejistas, devido a sua eficácia em atingir ao objetivos propostos. A pesquisa realizada neste trabalho procurou identificar a influência exercida pelas ações de promoção de vendas sobre a decisão de compra dos consumidores da Exata Materiais para construção. Os resultados alcançados apontam que a promoção de vendas, além de substancialmente promover um aumento de vendas no curto prazo, também é uma forma de envolver o consumidor, atraí-lo ao ponto de venda, permitindo que a empresa aumente a captação de clientes. Percebe-se também, que a promoção de vendas pode oferecer ao cliente uma boa razão para mudar de marca, visto que o consumidor tende a considerar o produto na oferta, repensando suas preferências e ponderando os benefícios oferecidos. Por fim, infere-se que a promoção de vendas pode influenciar no processo decisório e gerar forte incentivo à compra.
Abstract: In the current market scenario organizations face a constant struggle for survival. In a picture taken by fierce competition environment is extremely important to know, study and constantly monitor consumer behavior. In an attempt to influence the buying behavior of consumers numerous marketing tools are used. Sales promotion, reveals itself as a potential instrument of the communication mix, widely used by retailers, due to its effectiveness in achieving the objectives. The research in this paper sought to identify the influence exerted by the actions of sales promotion on consumer buying decision of Exata materials construction. The results achieved show that sales promotion, in addition to substantially promote an increase in sales in the short term, it is also a way to engage the consumer, lure him to the point of sale, allowing the company to increase customer acquisition. It is also evident that the sales promotion can offer the customer a good reason to change brands, since consumers tend to consider the product on offer, rethinking their preferences and weighing the benefits offered. Finally, it was concluded that sales promotion can influence the decision making process and generate a strong incentive to buy.
Palavras-chave: Promoção de vendas
Sales promotion
Decisão de compra
Buy decision
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: MALACARN, Samer Rolim Amira. A Influência da promoção de vendas na decisão de compra dos consumidores: um estudo na empresa exata materiais para construção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3802
Data do documento: 6-Ago-2014
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SamerRolimAmiraMalacarne.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.