Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3818
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Concorrência pública ou pregão eletrônico: um estudo de caso comparando as compras realizadas no Hospital Universitário de Dourados no ano de 2008 e 2009
Autor(es): Claudino, Paula da Silva
Primeiro Orientador: Hall, Rosemar José
metadata.dc.contributor.referee1: Novaes, Amilton Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Azevedo, Agenor Pereira de
Resumo: No Brasil sempre houve muito questionamento sobre as aquisições nos Órgãos Públicos, e com o surgimento do Pregão Eletrônico as autoridades competentes buscam mais transparência, agilidade e economicidade nos processos de compras, uma vez que todo o processo é feito através de meio eletrônico e não precisa da “presença física”, isso faz com que abra um leque muito maior para que empresas de várias regiões possam participar do certame, acarretando assim uma economicidade muito maior para a Administração. O trabalho terá como objetivo mostrar se Hospital Universitário teve ou não economia nos seus processos de compras, a partir do momento que ele começou a utilizar o Pregão Eletrônico para efetuar seus processos de compras, para análise será utilizado como base 02 (dois) processos de compras, ambos visando a aquisição de medicamento, porém um utilizando a modalidade de concorrência e a outra de Pregão Eletrônico, onde será feito uma comparação nos preços utilizando como amostragem de dados alguns medicamentos da classe antibióticos, visto que são medicamentos de uso contínuo tornando assim medicamentos o qual o hospital tem um grande volume de compras.
Palavras-chave: Compras públicas - pregão eletrônico
Government purchasing
Hospital universitário
University hospitals
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: CLAUDINO, Paula da Silva. Concorrência pública ou pregão eletrônico: um estudo de caso comparando as compras realizadas no Hospital Universitário de Dourados no ano de 2008 e 2009. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3818
Data do documento: 22-Dez-2010
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PauladaSilvaClaudino.pdf650 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.