Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3819
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Influência dos recursos e das competências para a vantagem competitiva: um estudo de caso em uma organização do setor sucroalcooleiro da região da Grande Dourados
Autor(es): Cruz, Rodrigo Vitorino da
Primeiro Orientador: Gohr, Cláudia Fabiana
metadata.dc.contributor.referee1: Juchem, Dionise Magna
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Vera Luci de
Resumo: O setor sucroalcooleiro vem se desenvolvendo de maneira expressiva no país. Tal crescimento despertou o interesse acadêmico em entender como essas empresas utilizam seus recursos e competências para usufruírem de vantagem competitiva sustentável. O presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma os recursos e competências influenciam na vantagem competitiva de uma organização do setor sucroalcooleiro do Estado de Mato Grosso do Sul. Assim, com base na literatura utilizou-se critérios que avaliam os recursos quanto ao seu valor, raridade, imitalilidade e organização. Já as competências foram avaliadas quanto ao seu valor, sustentabilidade e versatilidade. Para identificar e avaliar os recursos e as competências utilizou-se observação passiva e entrevistas estruturadas com dois colaboradores da empresa objeto de estudo. Constatou-se que na empresa pesquisada, mesmo com seus recursos e competências contribuindo parcialmente para sua vantagem competitiva, a mesma obtém resultados expressivos em seu faturamento o que inibe o foco em recursos e competências estratégicos.
Palavras-chave: Indústria sucroalcooleira
Sugar industry
Competitividade
Competitiveness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: CRUZ, Rodrigo Vitorino da. A Influência dos recursos e das competências para a vantagem competitiva: um estudo de caso em uma organização do setor sucroalcooleiro da região da Grande Dourados. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3819
Data do documento: 10-Dez-2010
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RodrigoVitorinodaCruz.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.