Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3911
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Medeiros, Eliete-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8125835543610973pt_BR
dc.contributor.referee1Raupp, Fabiana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1370621716446031pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Rodolfo Benedito Zattar da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2425517124656291pt_BR
dc.creatorPereira, Kezia Sayoko Matsui-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6512529841642030pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-25T12:52:46Z-
dc.date.available2020-08-25T12:52:46Z-
dc.date.issued2016-04-27-
dc.identifier.citationPEREIRA, Kezia Sayoko Matsui. Ergonomia no setor de serviços: caixas de atendimento de banco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3911-
dc.description.abstractThis study aims to perform an Ergonomic Work Analysis (EWA) in the operational sector of a bank branch. The research was focused on the study of the activities carried out in gas service box. To understand the necessary knowledge, there was the literature in books, articles and websites related to the topic. The case study was through the analysis of the organizational environment of the financial institution, development of questionnaires, data collection, diagnosis and recommendations. The operating sector is presented as the area where employees have a significant volume of tasks during the workday, so, through the use of questionnaires and analysis of space / environment in terms of thermal comfort, light and acoustic Could detect points can be investigated. Thus, the environmental noise proved to be one of the critical points, the measurement of sound intensity present being held in the workspace to determine its origin. The analysis of the postures, initially identified the operating mode on the implementation of activities, and guided the movements and gestures of the operator applied the RULA (Rapid Upper Limb Assessment) method with the Software Ergolândia 5.0 support to detect the level of intervention required for analyzed postures. From the summary of the data collected was realized diagnosis desktop, with acoustic and postural factors, the identified critical points. Finally, recommendations were proposed as ergonomic work space and preventing occupational health.en
dc.description.resumoO presente trabalho visa realizar uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET) no setor operacional de uma agência bancária. A pesquisa teve o foco no estudo das atividades realizadas em posto de caixa de atendimento. Para a compreensão dos conhecimentos necessários, realizou-se o levantamento bibliográfico em livros, artigos e sites relacionados ao tema. O estudo de caso se deu por meio da análise do ambiente organizacional da instituição financeira, coleta de dados, diagnóstico e recomendações. O setor operacional apresentou-se como a área onde os funcionários possuem um volume expressivo de tarefas durante a jornada de trabalho, sendo assim, por meio da aplicação de questionários e análise do espaço/ambiente em termos de conforto térmico, luminoso e acústico foi possível detectar os pontos passíveis de investigação. Dessa forma, o ruído ambiental mostrou-se como um dos pontos críticos, sendo realizada a medição da intensidade sonora presente no espaço de trabalho para averiguar sua origem. Quanto à análise das posturas, inicialmente identificou-se o modo operativo referente à execução das atividades, e pautados nos movimentos e gestos do operador, aplicou-se o método RULA (Rapid Upper Limb Assessment) com o suporte do Software Ergolândia 5.0 para detectar o nível de intervenção necessária para as posturas analisadas. A partir da síntese dos dados levantados realizou-se o diagnóstico do ambiente de trabalho, sendo os fatores acústicos e posturais, os pontos críticos identificados. Por fim, foram propostas recomendações ergonômicas quanto ao espaço de trabalho e prevenção a saúde ocupacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-08-25T12:52:46Z No. of bitstreams: 1 KeziaSayokoMatsuiPereira.pdf: 1614441 bytes, checksum: 997262af7e0c9f8cd1ec7bb411689ed4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-25T12:52:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KeziaSayokoMatsuiPereira.pdf: 1614441 bytes, checksum: 997262af7e0c9f8cd1ec7bb411689ed4 (MD5) Previous issue date: 2016-04-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectErgonomicsen
dc.subjectAnálise Ergonômica do Trabalhopt_BR
dc.subjectErgonomic Workplace Analysisen
dc.subjectSetor bancáriopt_BR
dc.subjectBanking industryen
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.titleErgonomia no setor de serviços: caixas de atendimento de bancopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KeziaSayokoMatsuiPereira.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.