Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3944
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Determinação rápida e simultânea de paracetamol, ácido acetilsalicílico e cafeína em medicamentos empregando Análise por Injeção em Batelada (BIA) com detecção por amperometria de múltiplos pulsos
metadata.dc.creator: Alencar, Leticia Machado
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Rodrigo Amorim Bezerra da
metadata.dc.contributor.referee1: Trindade, Magno Aparecido Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, João Batista Gomes de
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho foi desenvolvida uma metodologia para determinar simultaneamente Paracetamol (PA), Ácido Acetilsalicílico (ASA) e Cafeína (CA) em formulações farmacêuticas empregando apenas um eletrodo de trabalho de diamante dopado com boro (BDD) acoplado a um sistema de Análise por Injeção em Batelada (BIA) e detecção por amperometria de múltiplos pulsos (MPA). Deste modo, aplicando-se apenas três pulsos de potencial (+1,0 V, +1,3 V e +1,6 V) no eletrodo de BDD e empregando simples equações matemáticas é possível detectar cada analito seletivamente. O sistema BIA-MPA apresentou sensibilidade e limites de detecção (0,24, 0,23 e 0,008 mg L-1 para PA, ASA e CA, respectivamente) adequados para a determinação simultânea dos três analitos em oito medicamentos, sendo obtidas dosagens próximas aos valores rotulados para a maioria das amostras. As injeções foram rápidas (145 injeções por hora), principalmente considerando que em cada injeção são detectados até três analitos. O sistema BIA-MPA é mais simples, rápido e de baixo custo do que os sistemas cromatográficos, indicados para a maioria das análises simultâneas de fármacos em medicamentos.
Keywords: Acetaminofen
Acetaminophen
Aspirina
Aspirin
Cafeína
Caffeine
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Citation: ALENCAR, Leticia Machado. Determinação rápida e simultânea de paracetamol, ácido acetilsalicílico e cafeína em medicamentos empregando Análise por Injeção em Batelada (BIA) com detecção por amperometria de múltiplos pulsos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Química) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3944
Issue Date: 20-Oct-2015
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LeticiaMachadoAlencar.pdf1,96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.