Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3946
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abordagem CTS no ensino de química com o tema plásticos: possibilidades e limitações na busca por uma educação para a cidadania
Autor(es): Freitas, Wélica Patrícia Souza de
Primeiro Orientador: Calixto, Vivian dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: München, Sinara
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Adriana Marques de
metadata.dc.contributor.referee2: Miranda, Elisangela Matias
Resumo: A presente pesquisa apresenta a avaliação do desenvolvimento de uma sequência didática desenvolvida em sala de aula, com alunos do período noturno do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública na cidade de Dourados-MS e visa investigar as implicações da abordagem do tema plásticos para o ensino do conteúdo de polímeros sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa tem um caráter qualitativo e a sequência didática desenvolvida foi ancorada na metodologia dos três momentos pedagógicos, pois facilitam a construção do conhecimento pelos alunos, propiciando aos educandos uma participação mais ativa no processo de ensino e aprendizagem. No momento de aplicação do conhecimento realizou-se um júri simulado com os alunos, abordando a problemática da proibição das sacolas plásticas. Para a análise dos resultados foram utilizados como instrumentos avaliativos, transcrições de questionários e argumentações feitas pelos educandos no momento das aulas e da apresentação do júri simulado. A metodologia de análise esteve ancorada na Análise Textual Discursiva (ATD). Da análise chegou-se a 73 unidades de significado, 8 categorias iniciais, 4 categorias intermediárias e 2 categorias finais. As categorias finais são: 1) Conscientização social: redução do descarte inadequado de sacolas plásticas e de poluição do ambiente; 2) Plásticos, Polímeros e degradação: relações com a estrutura química. Perante os estudos e as análises realizadas, notou-se a necessidade de possibilitar a inter-relação entre conhecimentos científicos e cotidianos aos educandos, possibilitando uma alfabetização científica, para que se possa alcançar o objetivo de uma educação com enfoque CTS, que é formar cidadão críticos capazes de tomar decisões em questões que envolvam responsabilidade social.
Palavras-chave: Ciência e tecnologia
Science and technology
Química - ensino e aprendizagem
Chemistry - Study and teaching
Plásticos
Plastics
Polímero
Polymer
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Citação: FREITAS, Wélica Patrícia Souza de. Abordagem CTS no ensino de química com o tema plásticos: possibilidades e limitações na busca por uma educação para a cidadania. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Química) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3946
Data do documento: 13-Nov-2015
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WelicaPatriciaSouzadeFreitas.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.