Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3946
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Abordagem CTS no ensino de química com o tema plásticos: possibilidades e limitações na busca por uma educação para a cidadania |
Autor(es): | Freitas, Wélica Patrícia Souza de |
Primeiro Orientador: | Calixto, Vivian dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | München, Sinara |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Adriana Marques de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Miranda, Elisangela Matias |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta a avaliação do desenvolvimento de uma sequência didática desenvolvida em sala de aula, com alunos do período noturno do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública na cidade de Dourados-MS e visa investigar as implicações da abordagem do tema plásticos para o ensino do conteúdo de polímeros sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa tem um caráter qualitativo e a sequência didática desenvolvida foi ancorada na metodologia dos três momentos pedagógicos, pois facilitam a construção do conhecimento pelos alunos, propiciando aos educandos uma participação mais ativa no processo de ensino e aprendizagem. No momento de aplicação do conhecimento realizou-se um júri simulado com os alunos, abordando a problemática da proibição das sacolas plásticas. Para a análise dos resultados foram utilizados como instrumentos avaliativos, transcrições de questionários e argumentações feitas pelos educandos no momento das aulas e da apresentação do júri simulado. A metodologia de análise esteve ancorada na Análise Textual Discursiva (ATD). Da análise chegou-se a 73 unidades de significado, 8 categorias iniciais, 4 categorias intermediárias e 2 categorias finais. As categorias finais são: 1) Conscientização social: redução do descarte inadequado de sacolas plásticas e de poluição do ambiente; 2) Plásticos, Polímeros e degradação: relações com a estrutura química. Perante os estudos e as análises realizadas, notou-se a necessidade de possibilitar a inter-relação entre conhecimentos científicos e cotidianos aos educandos, possibilitando uma alfabetização científica, para que se possa alcançar o objetivo de uma educação com enfoque CTS, que é formar cidadão críticos capazes de tomar decisões em questões que envolvam responsabilidade social. |
Palavras-chave: | Ciência e tecnologia Science and technology Química - ensino e aprendizagem Chemistry - Study and teaching Plásticos Plastics Polímero Polymer |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
Citação: | FREITAS, Wélica Patrícia Souza de. Abordagem CTS no ensino de química com o tema plásticos: possibilidades e limitações na busca por uma educação para a cidadania. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Química) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3946 |
Data do documento: | 13-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WelicaPatriciaSouzadeFreitas.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.