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Tipo: Dissertação
Título: Bullying e homofobia no contexto escolar: concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio no Mato Grosso do Sul
Título(s) alternativo(s): Bullying and homophobia in the school context: homophobic conceptions of high school students in Mato Grosso do Sul
Bullying y homophobia en el contexto de la escuela: concepciones homofóbicas de estudiantes de secundaria en Mato Grosso do Sul
Autor(es): Neves, Francisco de Jesus
Primeiro Orientador: Levandoski, Gustavo
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Veronica Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Furlan, Cássia Cristina
Resumo: O presente estudo mapeou a percepção de homofobia em estudante do ensino médio em escolas públicas no Estado de Mato Grosso do Sul. Por meio de um questionário composto por 30 itens em escala do tipo Likert de 5 pontos, os participantes informaram concordar ou discordar total ou parcialmente com aspectos da homofobia. A amostra foi composta por 2.217 estudantes do ensino médio, na faixa etária de 14 anos a 21 anos (M= 16, 44 anos, DP= 1,302), do sexo masculino e feminino, de diferentes orientações sexuais, matriculados(as) na rede pública de ensino no Mato Grosso do Sul, nas cidade de Dourados, Naviraí e Fátima do Sul. Os resultados demonstraram que, entres os estudantes LGBT, as travestis são vítimas em potencial, sendo que cerca de 43,3% e 56,1% dos estudantes heterossexuais e bissexuais responderam ser a favor de que as travestis sejam impedidas de vivenciar suas identidades de gênero no ambiente escolar. Assim, verifica-se que o problema do preconceito, da homofobia e do bullying pode estar relacionado à questão da educação dos gêneros, e que o desafio das escolas para a prevenção e combate ao bullying homofóbico é desconstruir a noção hegemônica da masculinidade e da heteronormatividade entre os adolescentes. Palavras-chave: bullying, homofobia, escola, Ensino Médio
Abstract: The present study mapped the perception of homophobia in a high school student in public schools in the state of Mato Grosso do Sul. Through a questionnaire composed of 30 items on a 5-point Likert scale, the participants reported to agree or disagree totally or partially with aspects of homophobia. The sample consisted of 2,217 high school students, aged 14 years to 21 years (M = 16, 44 years, SD = 1.302), male and female, of different sexual orientations, enrolled in the public network in Mato Grosso do Sul, in the cities of Dourados, Naviraí and Fátima do Sul. The results showed that among LGBT students, transvestites are potential victims, with 43.3% and 56.1% of students heterosexuals and bisexuals responded to be in favor of transvestites being prevented from experiencing their gender identities in the school environment. Thus, it appears that the problem of prejudice, homophobia and bullying may be related to the issue of gender education, and that the challenge for schools to prevent and combat homophobic bullying is to deconstruct the hegemonic notion of masculinity and heteronormativity among adolescents.
Este estudio mapeó la percepción de la homofobia en los estudiantes de secundaria en las escuelas públicas del estado de Mato Grosso do Sul. Mediante un cuestionario de 30 ítems en una escala de 5 puntos de tipo Likert, los participantes informaron estar de acuerdo o en desacuerdo total o parcialmente con aspectos de la homofobia. La muestra estaba compuesta por 2.217 estudiantes de secundaria, de 14 a 21 años (M= 16, 44, PD= 1.302), hombres y mujeres, de diferentes orientaciones sexuales, matriculados en el sistema de escuelas públicas de Mato Grosso do Sul, en las ciudades de Dourados, Naviraí y Fátima do Sul. Los resultados demostraron que, entre los estudiantes LGBT, los travestis son víctimas potenciales, ya que aproximadamente el 43,3% y el 56,1% de los estudiantes heterosexuales y bisexuales que respondieron a favor de los travestis se vieron impedidos de experimentar sus identidades de género en el entorno escolar. Así pues, se puede observar que el problema de los prejuicios, la homofobia y la intimidación puede estar relacionado con la cuestión de la educación en materia de género, y que el reto de las escuelas para prevenir y combatir la intimidación homofóbica es deconstruir la noción hegemónica de masculinidad y heteronormatividad entre los adolescentes. Palabras clave: intimidación, homofobia, escuela, escuela secundaria.
Palavras-chave: Bullying
Homofobia
Homophobia
Educação básica - Ensino médio
High education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Psicologia
Citação: NEVES, F. J. Bullying e homofobia no contexto escolar: concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio no Mato Grosso do Sul. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4029
Data do documento: 26-Mar-2020
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