Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4064
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Importância da contabilidade na gestão tributária e empresarial para as empresas do simples nacional: estudo de caso em empresas estabelecidas no município de Naviraí - MS
Autor(es): Taira, Caroline Miyuki
Primeiro Orientador: Lima, Emanoel Marcos
Resumo: A alta competitividade do cenário empresarial faz com que as empresas, em especial as micros e pequenas, necessitem de informações fidedignas para serem utilizadas pelos gestores na administração dos negócios. As empresas de menor porte possuem papel importante para o país e, por isso, a Constituição Federal determinou que as mesmas sejam tratadas de maneira simplificada, diferenciada e favorecida, instituindo o simples nacional como opção de regime tributário. Assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância da Contabilidade na gestão tributária e empresarial para as empresas do simples nacional. No intuito de atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa nos estabelecimentos de contabilidade situados no município de Naviraí – MS, com uma abordagem qualitativa e quantitativa dos dados, a fim de verificar os procedimentos contábeis adotados para as empresas em questão, e também analisar os benefícios que a contabilidade pode proporcionar e verificar os riscos provenientes da não utilização da Contabilidade na gestão. Os resultados mostram que a Contabilidade é importante para a gestão tributária e empresarial para as empresas que possuem o simples nacional como forma de tributação. Além disso, a escrituração contábil possibilita a não exclusão da empresa deste regime tributário, e também permite que, através das informações fornecidas pelo sistema de informação contábil, as entidades empresariais façam um planejamento visando à economia financeira e de tributos, podendo proporcionar uma gestão mais eficaz e fundamentada na real situação econômico- financeira da organização.
Palavras-chave: Simples Nacional
Planejamento tributário
Tax planning
Contabilidade
Accounting
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: TAIRA, Caroline Miyuki. A Importância da contabilidade na gestão tributária e empresarial para as empresas do simples nacional: estudo de caso em empresas estabelecidas no município de Naviraí - MS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4064
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarolineMiyukiTaira.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.