Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4094
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Planejamento de marketing como instrumento para a inserção profissional contábil em Dourados - MS
Autor(es): Zomerfeld, Shirley dos Santos
Primeiro Orientador: Brun, Sergio Adelar
Resumo: O presente trabalho busca despertar o profissional contábil quanto a sua principal finalidade de gerar informações que propiciem as tomadas de decisões com o máximo de segurança possível, diante do contexto, onde o contador se torna cada dia mais uma figura indispensável para as empresas. Como problemas do trabalho são destacados fatores como: remuneração e preocupação com o resultado da empresa efetivamente. O objetivo deste estudo é relembrar os objetivos e finalidade da contabilidade. Definir também quanto ao marketing de serviços, sua estrutura, finalidade e as conceituações necessárias para a aplicação de suas ferramentas, como é o caso da marca, PFOA (potencialidades, fragilidades, oportunidades e ameaças), serviços entre outros. Aborda uma pesquisa quantitativa do tipo surveys, aplicada a uma amostragem aleatória por conveniência de tempo de atuação na área contábil. Assim são expostos os aspectos contemplados pelos planejamentos desenvolvidos por estas empresas. Como resultado do estudo realizado, se destaca a falta de discernimento entre marketing e propaganda que o profissional contábil apresenta, uma vez que o marketing é entendido como propaganda apenas. Faz-se relevante o fator de insuficiência de planejamento formal apresentado por empresas da área e a não abrangência de todas as áreas da empresa. Torna-se indispensável então, a utilização plena das ferramentas do planejamento do marketing para estruturar e gerar direcionamento a empresa.
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Strategic planning
Marketing
Qualidade de serviço
Quality of service
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: ZOMERFELD, Shirley dos Santos. O Planejamento de marketing como instrumento para a inserção profissional contábil em Dourados - MS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4094
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ShirleydosSantosZomerfeld.pdf819 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.