Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/41
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8608492668861352 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leite, Mário Cezar Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1341589015538902 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Adair Vieira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6884312497185259 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pereira, Maria Ceres | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7076861432756697 | pt_BR |
dc.creator | Portolan, Santa Cariaga | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5259626457534586 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-07-30T18:50:06Z | - |
dc.date.available | 2018-07-30T18:50:06Z | - |
dc.date.issued | 2011-05-30 | - |
dc.identifier.citation | PORTOLAN, Santa Cariaga. Discurso(s) em contexto escolar indígena: a construção de uma escola diferenciada. 2011.128 f. Dissertação (Mestrado em Letras)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/41 | - |
dc.description.abstract | Este trabajo propone un análisis del discurso pedagógico de los educadores indios que trabajan en la Escuela Tengatui Marangatu-Polo, ubicado en la Reserva Indígena de Dourados, Mato Grosso do Sul. La aldea es caracterizada por una diversidad lingüística en el interior de la escuela, donde generan constantes conflictos y discursos disonantes producidos por sujetos pertenecientes a una comunidad indígenamulticultural: guaraní-Kaiowá, guaraní Ñandeva y Terena (Aruak), y no los indios. Para investigar esos discursos se construyo un cuerpo de investigación, de Acta de las reuniones pedagógica la de dicha escuelas hechas entre los años de 1999 y 2002. El objetivo es entender el fenómeno ideológico materializado en las (Atas). El abordaje de esa materialidad discursiva fue norteada por la análisis del discurso, siguiendo la tendencia ideológica. Cómo el criterio de análisis fue utilizado como el principal recorte el principio de la formulación (el dicho) puesto que el lenguaje tiene sus propios contornos, no un mero reflejo de algo que es externo. Durante el estudio, se puede ver que los efectos del uso de la lenguaje en una determinada situación no hechas ajenas a los problemas internos, a saber, que reflejan el entorno de producción real. El resultado de la búsqueda reveló que el discurso dentro de la escuela permanece en la controversia y en lo autoritario, con la posibilidad de este último diluirse en la primera. Esto demuestra que la acción de la lengua de los sujetos sociales está vinculada a lo cultural, a la posición ideológica y a la identidad. Así, los textos (Atas) son símbolos de la identidad y de la resistencia étnica. En relación al funcionamiento de la escuela Tengatui, ella presenta un movimiento del discurso que, por su naturaleza – polémica y autoritaria – fluye, continuamente en una búsqueda de la identidad y la alteridad en la luchade clases de sujetos sociales. | es |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe uma análise do discurso pedagógico de educadores indígenas que trabalham na Escola Tengatui Marangatu-Polo, localizada na Reserva Indígena de Dourados, Mato Grosso do Sul. A Aldeia é marcada por uma diversidade linguística em seu interior, especificamente na escola, o que gera constantes conflitos e dissonantes discursos, produzidos por sujeitos pertencentes a uma comunidade indígena multiétnica e multicultural: Guarani Kaiowá, Guarani-Ñandeva, Terena (Aruak), e não-índios. Para investigarmos esses discursos tomaremos como corpus de pesquisa as Atas das reuniões pedagógicas da referida escola, situadas entre os anos de 1999 e 2002. O objetivo é compreender o fenômeno ideológico materializado nas Atas. A abordagem dessa materialidade discursiva (Atas) foi norteada pela Análise do Discurso. Como critério de análise utilizou-se como recorte o princípio da formulação (o dito), uma vez que a linguagem tem seus contornos próprios, não sendo um mero reflexo de algo que lhe é exterior. No decorrer do estudo, pode-se perceber que os efeitos do uso da linguagem em uma dada situação não ficam alheios aos problemas internos, ou seja, eles refletem o próprio contexto de produção. O resultado da pesquisa revelou que o discurso no interior da escola mantém-se entre o polêmico e o autoritário, com possibilidades deste último diluir-se no primeiro. Isso mostra que a ação da linguagem dos sujeitos sociais está ligada à cultura, à posição ideológica e à identidade. Por isso, os textos (Atas) são símbolos de identificação e de resistência étnica. Em relação ao funcionamento discursivo na Escola Tengatui, trata-se de um movimento do discurso em que, pela sua natureza – polêmica e autoritária –, flui, continuamente, em uma busca de identidades e de alteridade, na luta de classes dos sujeitos sociais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-07-30T18:50:06Z No. of bitstreams: 1 SantaCariagaPortolan.pdf: 27958009 bytes, checksum: a9d33bd407e04118372c44f88688868b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-30T18:50:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SantaCariagaPortolan.pdf: 27958009 bytes, checksum: a9d33bd407e04118372c44f88688868b (MD5) Previous issue date: 2011-05-30 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação, Artes e Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Povos indígenas (Dourados, MS) | pt_BR |
dc.subject | Indigenous peoples (Dourados, MS) | en |
dc.subject | Povos indígenas - educação | pt_BR |
dc.subject | Indigenous peoples - Education | en |
dc.subject | Análise do discurso - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Discourse analysis - Social aspects | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
dc.title | Discurso(s) em contexto escolar indígena: a construção de uma escola diferenciada | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SantaCariagaPortolan.pdf | 27,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.