Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/41
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8608492668861352pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Mário Cezar Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1341589015538902pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Adair Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6884312497185259pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Maria Ceres-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7076861432756697pt_BR
dc.creatorPortolan, Santa Cariaga-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5259626457534586pt_BR
dc.date.accessioned2018-07-30T18:50:06Z-
dc.date.available2018-07-30T18:50:06Z-
dc.date.issued2011-05-30-
dc.identifier.citationPORTOLAN, Santa Cariaga. Discurso(s) em contexto escolar indígena: a construção de uma escola diferenciada. 2011.128 f. Dissertação (Mestrado em Letras)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/41-
dc.description.abstractEste trabajo propone un análisis del discurso pedagógico de los educadores indios que trabajan en la Escuela Tengatui Marangatu-Polo, ubicado en la Reserva Indígena de Dourados, Mato Grosso do Sul. La aldea es caracterizada por una diversidad lingüística en el interior de la escuela, donde generan constantes conflictos y discursos disonantes producidos por sujetos pertenecientes a una comunidad indígenamulticultural: guaraní-Kaiowá, guaraní Ñandeva y Terena (Aruak), y no los indios. Para investigar esos discursos se construyo un cuerpo de investigación, de Acta de las reuniones pedagógica la de dicha escuelas hechas entre los años de 1999 y 2002. El objetivo es entender el fenómeno ideológico materializado en las (Atas). El abordaje de esa materialidad discursiva fue norteada por la análisis del discurso, siguiendo la tendencia ideológica. Cómo el criterio de análisis fue utilizado como el principal recorte el principio de la formulación (el dicho) puesto que el lenguaje tiene sus propios contornos, no un mero reflejo de algo que es externo. Durante el estudio, se puede ver que los efectos del uso de la lenguaje en una determinada situación no hechas ajenas a los problemas internos, a saber, que reflejan el entorno de producción real. El resultado de la búsqueda reveló que el discurso dentro de la escuela permanece en la controversia y en lo autoritario, con la posibilidad de este último diluirse en la primera. Esto demuestra que la acción de la lengua de los sujetos sociales está vinculada a lo cultural, a la posición ideológica y a la identidad. Así, los textos (Atas) son símbolos de la identidad y de la resistencia étnica. En relación al funcionamiento de la escuela Tengatui, ella presenta un movimiento del discurso que, por su naturaleza – polémica y autoritaria – fluye, continuamente en una búsqueda de la identidad y la alteridad en la luchade clases de sujetos sociales.es
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma análise do discurso pedagógico de educadores indígenas que trabalham na Escola Tengatui Marangatu-Polo, localizada na Reserva Indígena de Dourados, Mato Grosso do Sul. A Aldeia é marcada por uma diversidade linguística em seu interior, especificamente na escola, o que gera constantes conflitos e dissonantes discursos, produzidos por sujeitos pertencentes a uma comunidade indígena multiétnica e multicultural: Guarani Kaiowá, Guarani-Ñandeva, Terena (Aruak), e não-índios. Para investigarmos esses discursos tomaremos como corpus de pesquisa as Atas das reuniões pedagógicas da referida escola, situadas entre os anos de 1999 e 2002. O objetivo é compreender o fenômeno ideológico materializado nas Atas. A abordagem dessa materialidade discursiva (Atas) foi norteada pela Análise do Discurso. Como critério de análise utilizou-se como recorte o princípio da formulação (o dito), uma vez que a linguagem tem seus contornos próprios, não sendo um mero reflexo de algo que lhe é exterior. No decorrer do estudo, pode-se perceber que os efeitos do uso da linguagem em uma dada situação não ficam alheios aos problemas internos, ou seja, eles refletem o próprio contexto de produção. O resultado da pesquisa revelou que o discurso no interior da escola mantém-se entre o polêmico e o autoritário, com possibilidades deste último diluir-se no primeiro. Isso mostra que a ação da linguagem dos sujeitos sociais está ligada à cultura, à posição ideológica e à identidade. Por isso, os textos (Atas) são símbolos de identificação e de resistência étnica. Em relação ao funcionamento discursivo na Escola Tengatui, trata-se de um movimento do discurso em que, pela sua natureza – polêmica e autoritária –, flui, continuamente, em uma busca de identidades e de alteridade, na luta de classes dos sujeitos sociais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-07-30T18:50:06Z No. of bitstreams: 1 SantaCariagaPortolan.pdf: 27958009 bytes, checksum: a9d33bd407e04118372c44f88688868b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-30T18:50:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SantaCariagaPortolan.pdf: 27958009 bytes, checksum: a9d33bd407e04118372c44f88688868b (MD5) Previous issue date: 2011-05-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos indígenas (Dourados, MS)pt_BR
dc.subjectIndigenous peoples (Dourados, MS)en
dc.subjectPovos indígenas - educaçãopt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Educationen
dc.subjectAnálise do discurso - aspectos sociaispt_BR
dc.subjectDiscourse analysis - Social aspectsen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleDiscurso(s) em contexto escolar indígena: a construção de uma escola diferenciadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SantaCariagaPortolan.pdf27,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.