Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4214
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposta de implantação da unidade organizacional controladoria: um estudo em uma empresa do setor de construção civil do município de Dourados/MS
Autor(es): Silva, Andressa Soares da
Primeiro Orientador: Noriller, Rafael Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Antônio Carlos Vaz
metadata.dc.contributor.referee2: Rode, Manfredo
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo propor a implantação da unidade organizacional controladoria em uma empresa industrial do setor de construção civil do município de Dourados/MS. Buscou-se identificar um modelo de controladoria baseado em funções que atendam às necessidades organizacionais, estruturado por processos, rotinas e ferramentas gerenciais. Os dados foram coletados por meio de questionário, composto em três partes, sendo a primeira voltada a identificar a estrutura organizacional da empresa, e as demais para identificar as motivações de instituir a controladoria e as características desejadas. A análise foi realizada descritivamente, comparando os resultados obtidos com pesquisas anteriores. Os resultados apontam a inexistência do órgão formal de controladoria na estrutura organizacional da empresa, bem como o interesse e as motivações da gestão em implantar a controladoria, em busca de um melhor processo de gestão e mensuração dos resultados.
Abstract: The present work aims to propose the implementation of the organizational unit controllership in an industrial company of the civil construction sector of the municipality of Dourados / MS. We sought to identify a role-based model of controllability that meets organizational needs, structured by processes, routines and management tools. The data were collected through a questionnaire, composed of three parts, the first one to identify the organizational structure of the company, and the other to identify the motivations to institute the controllership and the desired characteristics. The analysis was performed descriptively, comparing the results obtained with previous research. The results point out the lack of a formal body of control in the organizational structure of the company, as well as the interest and motivations of the management in implanting the controllership, in search of a better process of management and measurement of the results.
Palavras-chave: Controladoria
Controllership
Dourados (Mato Grosso do Sul)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SILVA,Andressa Soares da. Proposta de implantação da unidade organizacional controladoria: um estudo em uma empresa do setor de construção civil do município de Dourados/MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4214
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndressaSoaresdaSilva.pdf879,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.