Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4304
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo sobre a formação de filas no atendimento de agências bancárias
Autor(es): Ferrari Neto, Adolpho
Primeiro Orientador: Caldarelli, Carlos Eduardo
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o motivo pelo qual formam-se filas no atendimento bancário, destacando os motivos que levam as pessoas a enfrentarem filas enquanto podem utilizar os serviços de auto-atendimento através dos terminais eletrônicos, a opinião delas sobre o auto-atendimento e como elas vêm o atendimento presencial. A metodologia classifica-se como exploratória qualitativa, com aplicação de questionários. Os resultados mostram que tanto nos bancos públicos como privados a formação de filas é uma constante, pois os clientes preferem efetuar seus pagamentos de contas direto no caixa interno das agências bancárias (55% público e 30% privado) ou em lotéricas (40% público e 70% privado). Conclui-se que os bancos precisam investir em esclarecimentos aos clientes sobre a utilização do auto-atendimento, bem como em maior número de profissionais que orientem as pessoas nas filas para que usem os terminais eletrônicos ao invés de ficarem esperando para serem atendidos pelos caixas internos.
Palavras-chave: Teoria das Filas
Queuing theory
Banco (Instituição financeira)
Banks and banking
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: FERRARI NETO, Adolpho. Estudo sobre a formação de filas no atendimento de agências bancárias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4304
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdolphoFerrariNeto - restrito.pdf338,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.