Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4308
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Papel da contabilidade no processo decisório de microempresas em Itaporã-MS
Autor(es): Silva, Marcia Guerreiro da
Primeiro Orientador: Oliveira, Letícia de
Resumo: A atual competitividade dos negócios e as constantes mudanças que vem ocorrendo, faz com que a contabilidade, através das informações que repassam para as empresas e mostram a situação, tanto econômica como financeira, sirvam de subsídio, auxiliando no processo de tomada de decisão. As empresas, em suas etapas, não usam de certa forma, os serviços terceirizados como suporte nos processos de decisão. Esse estudo avaliou o papel da contabilidade no processo decisório de microempresas, localizadas na cidade de Itaporã – MS, demonstrando, portanto se há o auxílio no que diz respeito à análise de alternativas, para a definição de uma decisão correta a ser tomada. O método utilizado foi o estudo descritivo, através da aplicação de um questionário passado para 27 pequenas empresas, de um universo é de 118 empreendimentos. Os resultados revelaram que a contabilidade não desempenha um grande papel no processo decisório das microempresas pesquisadas. Apesar de deixar bem transparente a real situação e, também demonstrar a realidade que existe dentro da entidade e que as informações não fazem parte da tomada de decisão das empresas.
Palavras-chave: Contabilidade
Accounting
Tomada de decisão
Decision making
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SILVA, Marcia Guerreiro da. O Papel da contabilidade no processo decisório de microempresas em Itaporã-MS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4308
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.