Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4309
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Impacto do fator previdenciário nas aposentadorias
Autor(es): Mariano, Poliana Dias
Primeiro Orientador: Alves, Juarez Marques
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo verificar se a introdução do fator previdenciário por meio da lei n° 9.876/99 quando dos cálculos das aposentadorias por idade e por contribuição, causa redução no resultado financeiro para o trabalhador e, para se alcançar o objetivo proposto na pesquisa foram realizados estudos em diversas obras relacionadas ao assunto e, adotando a metodologia bibliográfica, descritiva, quantitativa e explicativa, inicialmente fez a abordagem teórica sobre o assunto e após desenvolveu 4(quatro) situações práticas visando obter o valor do benefício previdenciário da aposentadoria, sendo destas, 3 (três) situações com a utilização do fator previdenciário, apurando-se o valor inicial da aposentadoria com requerimento de segurado aos 53, 60 e 65 anos de idade, e uma situação calculada pela aplicação da lei anterior a vigência da lei n° 9.876/99, utilizando-se da média aritmética simples das últimas 36 contribuições. Por fim, demonstrou-se os resultados obtidos com as respectivas análises e a conclusão, os quais demonstram que a inclusão do fator previdenciário traz para o segurado redução no valor das aposentadorias nas três situações comparadas.
Palavras-chave: Previdência social
Social security
Aposentadoria
Retirement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: MARIANO, Poliana Dias. O Impacto do fator previdenciário nas aposentadorias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4309
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PolianaDiasMariano - restrito.pdf241,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.