Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4364
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de uma mesa de corte a plasma de baixo custo
Autor(es): Mota, Gustavo de Araujo
Primeiro Orientador: Santos, Rodrigo Borges
Resumo: Diferentes técnicas foram desenvolvidas para facilitar e agilizar o corte de materiais metálicos. Dentre essas técnicas, é comum utilizar equipamentos cujo seus componentes se movimentam de acordo com um sistema de coordenadas tridimensional seguindo uma programação feita em computador e, assim, realizando uma operação de maneira precisa e ajustável. Um dos processos de corte por coordenadas muito utilizados na indústria é o corte por máquinas a plasma. Porém, esses dispositivos são encontrados comercialmente por valores relativamente altos e, portanto, sendo inacessíveis economicamente por proprietários de pequenas empresas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver e fabricar uma mesa de corte a plasma controlada por comando numérico computacional (CNC) de baixo custo. Assim, neste trabalho são apresentados o dimensionamento estrutural da mesa de corte baseado no software Autodesk Inventor (versão estudante), o sistema eletrônico e a seleção dos componentes necessários para a automatização do dispositivo e a especificação da fonte de plasma utilizada. Finalmente, um fluxo da operação de corte é desenvolvido, uma atividade de corte em uma chapa de aço é realizada e os resultados são apresentados. Também é apresentado o custo total de R$ 8.815,00 reais para a fabricação da mesa de corte.
Palavras-chave: Corte de plasma
Plasma cutting
Dimensionamento estrutural
Structural design
Automatização
Automation
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: MOTA, Gustavo de Araujo. Desenvolvimento de uma mesa de corte a plasma de baixo custo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4364
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GustavodeAraujoMota.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.