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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bornschlegell, Augusto Salomão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3608477396510609pt_BR
dc.creatorSantos, Matheus Francisco dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181684551960652pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-28T12:02:20Z-
dc.date.available2020-10-28T12:02:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS, Matheus Francisco dos. Análise numérica e experimental do escoamento em torno de um automóvel modelo Ford Corcel I. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4368-
dc.description.resumoNo presente trabalho, o objetivo foi estudar o escoamento em torno do automóvel modelo Ford Corcel 1 de 1970, numericamente e experimentalmente. A análise numérica foi feita usando a ferramenta OpenFOAM 6.0. O escoamento foi modelado como transiente, bidimensional, isotérmico e com propriedades constantes. Os esquemas numéricos empregados na modelagem foram integração de segunda ordem no tempo, upwind de segunda ordem para os termos advectivos e o Spalart-Allmaras para o modelo de turbulência. O problema foi avaliado para os Números de Reynolds de 1800 e 18000. Já a análise experimental foi conduzida em um túnel de vento subsônico, aspirado, em circuito aberto, para Reynolds de 1800. As informações qualitativas dos dois modelos foram confrontadas, como por exemplos as zonas de recirculações de ar e os pontos de descolamento de camada limite. A partir do modelo numérico foram avaliadas as forças aerodinâmicas. O comportamento de ambas as análises foram condizentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-10-28T12:02:20Z No. of bitstreams: 1 MatheusFranciscodosSantos.pdf: 900672 bytes, checksum: 9f406910be52512135b8401bc46f9c0a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-28T12:02:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MatheusFranciscodosSantos.pdf: 900672 bytes, checksum: 9f406910be52512135b8401bc46f9c0a (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscoamentopt_BR
dc.subjectRunoffen
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectAerodynamicsen
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titleAnálise numérica e experimental do escoamento em torno de um automóvel modelo Ford Corcel Ipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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