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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Bornschlegell, Augusto Salomão | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3608477396510609 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Matheus Francisco dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3181684551960652 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-28T12:02:20Z | - |
dc.date.available | 2020-10-28T12:02:20Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Matheus Francisco dos. Análise numérica e experimental do escoamento em torno de um automóvel modelo Ford Corcel I. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4368 | - |
dc.description.resumo | No presente trabalho, o objetivo foi estudar o escoamento em torno do automóvel modelo Ford Corcel 1 de 1970, numericamente e experimentalmente. A análise numérica foi feita usando a ferramenta OpenFOAM 6.0. O escoamento foi modelado como transiente, bidimensional, isotérmico e com propriedades constantes. Os esquemas numéricos empregados na modelagem foram integração de segunda ordem no tempo, upwind de segunda ordem para os termos advectivos e o Spalart-Allmaras para o modelo de turbulência. O problema foi avaliado para os Números de Reynolds de 1800 e 18000. Já a análise experimental foi conduzida em um túnel de vento subsônico, aspirado, em circuito aberto, para Reynolds de 1800. As informações qualitativas dos dois modelos foram confrontadas, como por exemplos as zonas de recirculações de ar e os pontos de descolamento de camada limite. A partir do modelo numérico foram avaliadas as forças aerodinâmicas. O comportamento de ambas as análises foram condizentes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-10-28T12:02:20Z No. of bitstreams: 1 MatheusFranciscodosSantos.pdf: 900672 bytes, checksum: 9f406910be52512135b8401bc46f9c0a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-10-28T12:02:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MatheusFranciscodosSantos.pdf: 900672 bytes, checksum: 9f406910be52512135b8401bc46f9c0a (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escoamento | pt_BR |
dc.subject | Runoff | en |
dc.subject | Aerodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Aerodynamics | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
dc.title | Análise numérica e experimental do escoamento em torno de um automóvel modelo Ford Corcel I | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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