Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4385
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeito antiobesogênico da farinha do albedo de Citrus sinensis (L.) Osbeck.
Autor(es): Rocha, Paola dos Santos da
Primeiro Orientador: Souza, Kely de Picoli
Resumo: A obesidade é uma doença crônica mundial fortemente ligada ao aumento do consumo de alimentos ricos em gorduras e pobres em fibras. O consumo de fibras na dieta tem sido associado à prevenção de doenças como a obesidade, e está consideravelmente presente em resíduos agroindustriais como o albedo de laranja. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi realizar a análise química da farinha do albedo de Citrus sinensis (L.) Osbeck. (laranja pêra) e avaliar seu potencial farmacológico em ratos Wistar com obesidade induzida por dieta hipercalórica (DH). A farinha do albedo foi preparada e analisada quimicamente para administração em ratos Wistar com obesidade induzida por DH. Os animais foram divididos em três grupos, n=5 cada: (1) Controle; (2) Sibutramina (sibutramina 2 mg/100 g de MC) e, (3) Albedo (suplementação de 25% de farinha de albedo à dieta). Ao final dos 60 dias de tratamento os animais foram eutanasiados, o sangue foi coletado e depósitos de tecido adiposo branco foram retirados e pesados. Os resultados mostram que a desidratação para a produção da farinha do albedo favorece a concentração dos constituintes nutricionais e, o conteúdo de fibras permite adicioná-la a alimentos para consumo humano, sendo 3,14% de umidade, 1,58% de lipídeos, 2,6 % de resíduo mineral fixo, 6,33% de proteínas, 55,69% de carboidratos, 28,54% de fibra insolúvel, 5,78% de fibra solúvel, 2,66% de pectina e valor energético de 275 Kcal/100 g. Os animais do grupo Albedo apresentaram aumento no consumo hídrico e redução da ingestão calórica, da massa corporal, do tecido adiposo branco e dos níveis séricos de triglicerídeos comparados aos animais do grupo Controle (P<0,05), sendo similares aos do grupo Sibutramina. Não foram observadas alterações na glicemia, colesterolemia e nos parâmetros hematológicos, hepáticos e renais avaliados entre os grupos estudados. Em suma, nossos resultados mostram que a farinha do albedo de laranja pêra reduz o valor energético da dieta e esta atua com potencial antiobesogênico, capaz de reduzir a massa corporal total e gorda, e os níveis séricos de triglicerídeos.
Palavras-chave: Índice de Massa Corporal
Body Mass Index
Fibras na dieta
Dietary fiber
Triglicerídeos
Triglycerides
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: ROCHA, Paola dos Santos da. Efeito antiobesogênico da farinha do albedo de Citrus sinensis (L.) Osbeck. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4385
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PaolaSantosRocha - restrito.pdf343,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.