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dc.contributor.advisor1Gonçalves, Adair Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6884312497185259pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Edilaine Buin-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5566353304529422pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Wagner Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6702374101936937pt_BR
dc.contributor.referee3Góis, Marcos Lúcio de Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8634475396559215pt_BR
dc.creatorSilva, Kleber Ferreira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0745976073376983pt_BR
dc.date.accessioned2018-07-30T19:34:10Z-
dc.date.available2018-07-30T19:34:10Z-
dc.date.issued2014-06-06-
dc.identifier.citationSILVA, Kleber Ferreira da. A Reescrita no ensino formal: ações e intervenções com o uso de mídia digital. 2014. 210 f. Dissertação (Mestrado em Letras)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/43-
dc.description.abstractThe current Master's thesis describes a based interpretative empirical research that aims to investigate the categories of interactive practices that emerge on the rewriting's process in a context of mediation provided from the use of Information and Communication Technologies. The corpus consists of coming data from a literature review and a literature-documentary review and coming data in educational contexts in the town of Dourados, the location of the research. The investigation focus on the insertion of these technologies in teaching and learning practices of writing, theme embraced by official documents relating to the National Education, having as theoretical support considerations regarding: the writing, the use of the Internet and multimedia in teaching and in other instances, the notion of rewriting and multiliteracies. There is the delineation of three focuses: in a first moment, in order to check the current state of the art, it is brought to the discussion some studies about the concept / process of rewriting and its focalization as an object of research in Brazil and abroad. In the second stage of the work, it is evoked the methodological aspects with the presentation of the embraced institutional environments, the Virtual Learning Environment used with the intention of instigate synchronous / asynchronous interactions and the research subjects implied. In this part of the research, there is the description of the physical environments (a public school of Basic Education where we operated with two classes from the third year of high school and an academic unit where we operated with a graduating class of the 7th semester of the Languages course), the virtual environment and the investigation subjects of the research. The background activity was the application of a Teaching Sequence of the opinion articles' genre (BARBOSA, 2006) that motivated the process of writing / rewriting outlined by the participants subject of the referred research in two levels of education. The textual versions, the underlying interventions mediated by digital interfaces (AVA Moodle quickmail / email and features of Word application) illustrate the research's object constituted by students/teachers interactive practice's categories stemming from the rewriting process. Finally, the results, in limited and representative cutout, demonstrate these interactive practices categories between teacher (in cases of intervention / mediation) and (the) students or academics (compared to the teacher's intervention ) that emerge on the rewriting process.en
dc.description.resumoA presente dissertação descreve uma pesquisa empírica de base interpretativista que tem como objetivo investigar as categorias de práticas interativas que emergem no processo de reescrita em um contexto de mediação provido do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. O corpus é composto por dados provenientes de uma revisão bibliográfica documental e dados gerados em contextos educacionais no município de Dourados, local de realização da pesquisa. A investigação contempla a inserção das tecnologias nas práticas de ensino e aprendizagem da escrita, tema abarcado pelos documentos oficiais referentes à Educação Nacional, tendo como aporte teórico considerações sobre: a escrita, o uso da internet e multimídias no ensino e noutras instâncias, a noção de reescrita e dos multiletramentos. Há o delineamento de três focos: num primeiro momento, com o propósito de verificar o atual estado da arte, traz-se à discussão alguns estudos sobre o conceito/processo da reescrita e sua focalização como objeto de pesquisa no Brasil e no exterior. Na segunda etapa do trabalho, evocam-se os aspectos metodológicos com a apresentação dos ambientes institucionais abarcados, o Ambiente Virtual de Aprendizagem usado no intento de instigar interações síncronas/assíncronas e os sujeitos da pesquisa implicados. Nessa parte há a descrição dos ambientes físicos (uma escola pública de Educação Básica onde atuamos com duas turmas do 3º ano do Ensino Médio e uma unidade acadêmica onde atuamos com uma turma de formandos do 7º semestre do curso de Letras), os ambiente virtuais e os sujeitos participantes da pesquisa. A atividade base foi a aplicação de uma Sequência Didática do gênero artigo de opinião (BARBOSA, 2006) que motivou o processo de escrita/reescrita delineado pelos sujeitos participantes desta pesquisa nos dois níveis de ensino. As versões textuais, as subjacentes intervenções mediadas por interfaces digitais (Moodle quickmail/e-mail e recursos do aplicativo Word) evidenciam o objeto de pesquisa constituído pelas categorias de práticas interativas discentes/docentes decorrentes do processo de reescrita. Por fim, os resultados, em recorte limitado e representativo, evidenciam essas categorias de práticas interativas efetivadas entre o professor (em situação de intervenção/mediação) e os(as) alunos(as) ou acadêmicos(as) (ante a intervenção do professor) que emergem no processo de reescrita.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-07-30T19:34:10Z No. of bitstreams: 1 KleberFerreiradaSilva.pdf: 8365196 bytes, checksum: 4c83c1e4dfb167c5e725d56860391008 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-30T19:34:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KleberFerreiradaSilva.pdf: 8365196 bytes, checksum: 4c83c1e4dfb167c5e725d56860391008 (MD5) Previous issue date: 2014-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTechnology - Study and teachingen
dc.subjectHipermidiapt_BR
dc.subjectHypermidiaen
dc.subjectRedação escolarpt_BR
dc.subjectCreative writingen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducational Technologyen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleA Reescrita no ensino formal: ações e intervenções com o uso de mídia digitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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