Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4443
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da cobertura de registros de dados de consumo alimentar e estado nutricional no SISVAN antes e após capacitação realizada na rede básica de saúde de um município do Centro-Oeste
Autor(es): Silva, Josiani Pereira da
Primeiro Orientador: Moreira, Naiara Ferraz
metadata.dc.contributor.referee1: Gianlupi, Kátia
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Caroline Camila
Resumo: Introdução: Estudos têm mostrado baixa cobertura do Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional (SISVAN) em todo o território nacional. Entre os fatores relacionados à esta baixa cobertura encontra-se a falta de capacitação das equipes de saúde para a efetivação do monitoramento contínuo. Objetivo: Avaliar a cobertura de registros do estado nutricional e consumo alimentar nas diferentes fases do curso da vida antes e após a capacitação para o monitoramento alimentar e nutricional em um município do Centro-Oeste. Método: Estudo descritivo conduzido entre 2019 e 2020, com dados de relatórios públicos do SISVAN referentes ao período antes e após capacitação para o monitoramento alimentar e nutricional de todas as fases do curso da vida realizado em toda a rede de Atenção Primária a Saúde (APS) de um Município do Centro-Oeste. Resultados: A cobertura dos registros de consumo alimentar foi baixa em todos os períodos (variando de 0,05% em adolescentes a 1,15% entre crianças de 0 a 4 anos), a cobertura dos registros do estado nutricional também foi baixa para todas as fases do curso da vida e períodos (variando de 0,09% em adolescentes a 9,11% entre idosos). Não houve aumento nos registros após a capacitação. Conclusão: Verificou-se baixa cobertura de registros mesmo após capacitação para a VAN em todas as fases do curso da vida. Os resultados sugerem que a capacitação para a efetivação da VAN deve fazer parte do planejamento e processo de educação permanente em saúde das equipes, pois a avaliação de uma única intervenção não mostrou resultados satisfatórios.
Palavras-chave: Consumo de alimentos
Food consumption
Estado nutricional
Nutritional status
Vigilância nutricional
Nutritional surveillance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::ANALISE NUTRICIONAL DE POPULACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências da Saúde
Citação: SILVA, J. P. Avaliação da cobertura de registros de dados de consumo alimentar e estado nutricional no SISVAN antes e após capacitação realizada na rede básica de saúde de um município do Centro-Oeste. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4443
Data do documento: 9-Dez-2020
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JosianiPereiradaSilva - restrito.pdf374,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.