Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4505
Tipo: | Tese |
Título: | Trajeto criativo-colaborativo: uma abordagem do teatro performativo na formação de artistas |
Título(s) alternativo(s): | Creative-collaborative way: an approach of the performative theater in the formation of artists Trayectoria colaborativa y creativa: un abordaje del teatro performativo en la formación de artistas |
Autor(es): | Esper, Gil de Medeiros |
Primeiro Orientador: | Marfuz, Luiz Cesar Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Alexandre, Marcos Antônio |
metadata.dc.contributor.referee2: | La Rosa, Sara del Carmen Rojo de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Coutinho, Denise Maria Barreto |
metadata.dc.contributor.referee4: | Silva, Hebe Alves da |
Resumo: | A presente tese discorre sobre uma abordagem para o teatro performativo, denominada trajeto criativo-colaborativo, que consiste em uma estratégia para a formação de artistas-estudantes na atualidade e para a atualidade. A pesquisa surge de uma inquietação que pode ser resumida na pergunta: Quais ferramentas e operações artísticas podem auxiliar o artista-docente na condução de processos criativos que visam experienciar a linguagem teatral performativa? A partir dessa questão inicial, constrói-se a hipótese de que a abordagem proposta para o trajeto criativo-colaborativo, com seus olhares de atenção e focos de concentração, se apresenta como uma estratégia, entre outras tantas, para a preparação de futuros artistas teatrais performativos. O foco está em pensar o ato criativo, e não a obra acabada; daí o destaque à noção de formatividade como metodologia de pesquisa. Apresentar-se-ão os pontos de partida que levaram à construção do trajeto criativo-colaborativo; o pano de fundo do “pensamento teórico-prático” que envolve o trajeto; bem como a proposta de abordagem para o trajeto criativo-colaborativo, organizada e sistematizada para que sirva como estímulo para novas e diferentes apropriações e olhares. Conclui-se que a abordagem apresentada se coloca como uma possibilidade de enfrentamento aos desafios dados para a formação do artista de teatro na atualidade. |
Abstract: | The current research discusses an approach for performative theater, called collaborative creative way, which consists of a strategy for training of nowadays artist-students for the present days. This study emerge from a concern that can be summarize in the question: Which tools and artistic operations could assisted artist-teacher in conduction of creative process that focus the experience the performative theatrical language? From this initial question, build a hypothesis about the proposed approach to collaborative creative way, with its attentive looks and focuses of concentration to present itself as a strategy, among many others, for the preparation of future performing theater artists. The focus is on thinking about the creative act, not the completed work; hence the emphasis on the notion of formativity as a research methodology. In this work will be presented: the starting points that led to the construction of the collaborative creative way, the background of “theoretical-practical thinking” that involves the path and the proposed approach to the collaborative creative way organized and systematized to serve as a stimulus for new and different appropriations and perspectives. The research points out the approach itself as a possibility to face the challenges in the current formation of theater artists. |
Palavras-chave: | Artista-docente Artist-teacher Formação teatral Theatrical training Teatro Performativo Performative Theater |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Teatro |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Artes Cênicas |
Citação: | ESPER, Gil de Medeiros. Trajeto criativo-colaborativo: uma abordagem do teatro performativo na formação de artistas. 2020. 301 f. Tese (Doutorado - Programa de pós-graduação em artes cênicas) - Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4505 |
Data do documento: | 28-Abr-2020 |
Aparece nas coleções: | Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GildeMedeirosEsper.pdf | 73,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.