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Tipo: Tese
Título: Os Espaços escolares na implantação do ensino secundário na região do território federal de Ponta Porã (1943-1961): um aspecto da cultura escolar
Título(s) alternativo(s): School spaces in the implementation of secondary education in the region of the federal territory of Ponta Porã (1943-1961): a school culture aspect
Espacios escolares en el establecimiento de la enseñanza secundaria en la región del territorio federal de Ponta Porã (1943-1961): aspecto de la cultura escolar
Autor(es): Josgrilbert, Alessandra Viegas
Primeiro Orientador: Pessanha, Eurize Caldas
metadata.dc.contributor.referee1: Benito, Agustín Escolano
metadata.dc.contributor.referee2: Brito, Silvia Helena Andrade de
metadata.dc.contributor.referee3: Queiroz, Paulo Roberto Cimó
metadata.dc.contributor.referee4: Moreira, Kênia Hilda
Resumo: A arquitetura é a materialidade que mais se destaca, é a primeira a ser vista, é a que dá “rosto” às instituições. Por este motivo, o tema desta tese são os espaços escolares no processo de implantação do ensino secundário na região em que foi instituído o Território Federal de Ponta Porã, entre 1943 e 1961. Merece atenção o fato desse território ter existido somente durante três anos, 1943-1946, e ter sido extinto com o fim do Estado Novo. O ano de 1943 foi elencado como o início do recorte, por se tratar do ano de criação do Território Federal de Ponta Porã e também por ter sido o primeiro ano de aplicação da Lei Orgânica do Ensino Secundário, Decreto-lei no 4.244 de abril de 1942, no conjunto conhecido como Reforma Capanema; o recorte é finalizado em 1961, com a promulgação de Lei 4.024/61, que estabelecia Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). O recorte espacial é composto pelos municípios que faziam parte desse Território: Ponta Porã, Bela Vista, Nioaque, Maracaju, Dourados, Miranda e Porto Murtinho. O objetivo geral desta tese é analisar a implantação do ensino secundário na região do Território Federal de Ponta Porã por meio dos edifícios que abrigaram essas instituições, no período de 1943 a 1961, levando em conta que, pelo referencial da cultura escolar, os edifícios fazem parte do processo educativo. Como objetivos específicos, procura-se compreender o ensino secundário brasileiro e mato-grossense no recorte proposto, verificando como era a legislação referente aos espaços escolares para esse nível; compreender como os espaços escolares compõem a cultura escolar e como se desenvolveram historicamente; e identificar as escolas de ensino secundário criadas na região estudada, analisando sua criação e seus espaços escolares como indícios das suas culturas escolares para chegar a um perfil dessas instituições. O referencial teórico-metodológico está ancorado em Ginzburg, Certeau e nos conceitos de cultura escolar, enunciados, principalmente, por Escolano Benito e Viñao Frago. O texto foi elaborado baseado em uma pesquisa documental, bibliografia e em entrevistas. As entrevistas ajudaram na recuperação das plantas arquitetônicas originais com base em plantas recentes e na memória dos atores que utilizaram o espaço. Como não foi encontrada uma metodologia específica para recuperar essas plantas, foram criados procedimentos para alcançar este fim. As conclusões demonstram que o “rosto” das instituições analisadas por meio de uma média entre eles era o seguinte: um ginásio com planta em forma de “U”, com oito salas (quatro de cada lado), com circulação aberta e coberta, com a entrada, a secretaria e a diretoria posicionadas na base do “U”; com laboratórios, biblioteca, área livre para prática de Educação Física (mas sem recreio coberto) e instalações sanitárias adequadas. Na verdade, ele ainda não estava completamente definido, se apresentava em construção ou em reforma, tentando se adaptar à legislação vigente e só conseguindo sobreviver com subvenção pública.
Abstract: Architecture is the materiality that stands out the most, it is the first to be seen, it is the one that gives "face" to the institutions. For this reason, the theme of this thesis is the school spaces in the process of implementing secondary education in the region where the Federal Territory of Ponta Porã was established, between 1943 and 1961. It deserves attention that this territory existed only for three years, 1943-1946, and was extinguished with the end of the “Estado Novo”. The year 1943 was listed as the beginning of the cut, as it was the year of creation of the Federal Territory of Ponta Porã and also because it was the first year of application of the Organic Law of Secondary Education, Decree-Law No. 4244 of April 1942, in the set known as “ Reforma Capanema”; the cut was finalized in 1961, with the enactment of Law No. 4241/61, which established Guidelines and Bases of National Education (LDB). The spatial cutout is composed of the municipalities that were part of this Territory: Ponta Porã, Bela Vista, Nioaque, Maracaju, Dourados, Miranda and Porto Murtinho. The general objective of this thesis is to analyze the implementation of secondary education in the region of the Federal Territory of Ponta Porã through the buildings that housed these institutions, from 1943 to 1961, taking into account that, by the reference of school culture, the buildings are part of the educational process. As specific objectives, it is to understand the Brazilian and Mato Grosso secondary education in the proposed cutout, verifying how the legislation regarding the school spaces for this level was; to understand how the school spaces compose the school culture and how they developed historically; and to identify the secondary schools created in the studied region, analyzing their creation and their school spaces as indications of their school cultures to reach a profile of these institutions. The theoreticalmethodological framework is anchored in Ginzburg, Certeau and in the concepts of school culture, enunciated mainly by Escolano Benito and Viñao Frago. The text was elaborated based on documentary research, bibliography and interviews. The interviews served to recover original architectural plans based on recent plans. As no specific methodology was found to recover these plans, procedures were created to achieve this purpose. The conclusions demonstrate that the "face" of the institutions analyzed by means of an average among them was the following: a gymnasium with a "U" shaped plan, with eight rooms (four on each side), with open and covered circulation, with the entrance, secretariat and management positioned at the base of the "U"; with laboratories, library, free area for Physical Education practice (but without covered recreation) and adequate sanitary facilities. In fact, it was not yet completely defined, it was under construction or under reform, trying to adapt to the current legislation and only managing to survive with public subsidy.
La arquitectura es la materialidad que más destaca, es la primera que se ve, es la que da "cara" a las instituciones. Por eso, el tema de esta esta tesis es los espacios escolares en el proceso de implantación de la enseñanza secundaria en la región donde se estableció el “Território Federal de Ponta Porã”, entre 1943 y 1961. Merece atención que este territorio existió sólo durante tres años, 1943-1946, y se extinguió con el fin del “Estado Novo”. El año 1943 fue catalogado como el inicio del corte, por ser el año de la creación del “Território Federal de Ponta Porã” y también por ser el primer año de aplicación de la Ley Orgánica de Enseñanza Media, Decreto-ley nº 4.244 de abril de 1942, en el conjunto conocido como la “Reforma de Capanema”; el corte se concretó en 1961, con la promulgación de la Ley nº 4241/61, que estableció las Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDB). El recorte espacial está compuesto por los municipios que formaban parte de este Territorio: Ponta Porã, Bela Vista, Nioaque, Maracaju, Dourados, Miranda y Porto Murtinho. El objetivo general de esta tesis es analizar la implantación de la enseñanza secundaria en la región del Territorio Federal de Ponta Porã a través de los edificios que albergaron estas instituciones, de 1943 a 1961, teniendo en cuenta que, por referencia a la cultura escolar, los edificios forman parte del proceso educativo. Como objetivos específicos, trato de entender la educación secundaria brasileña y de la de Mato Grosso en el recorte propuesto, comprobando cómo fue la legislación relativa a los espacios escolares para este nivel; entender cómo los espacios escolares conforman la cultura escolar y cómo se desarrollaron históricamente; e identificar las escuelas secundarias creadas en la región estudiada, analizando su creación y sus espacios escolares como evidencia de sus culturas escolares para llegar a un perfil de estas instituciones. La referencia teórico-metodológica está anclada en Ginzburg, Certeau y en los conceptos de la cultura escolar, enunciados principalmente por Escolano Benito y Viñao Frago. El texto se elaboró sobre la base de investigaciones documentales, bibliografía y entrevistas. Las entrevistas sirvieron para recuperar planos arquitectónicos originales basados en planos recientes. Como no se encontró una metodología específica para recuperar estos planes, se crearon procedimientos para lograr este propósito. Las conclusiones muestran que la "cara" de las instituciones analizadas mediante un promedio entre ellas fue la siguiente: un gimnasio con planta en forma de "U", con ocho salas (cuatro a cada lado), con circulación abierta y cubierta, con la entrada, la secretaría y la dirección situadas en la base de la "U"; con laboratorios, biblioteca, zona libre para la práctica de la Educación Física (pero sin recreo cubierto) e instalaciones sanitarias adecuadas. De hecho, todavía no estaba completamente definido, estaba en construcción o en reforma, tratando de adaptarse a la legislación vigente y sólo logrando sobrevivir con el subsidio público.
Palavras-chave: Espaços escolares
School spaces
Ensino secundário
Secondary education
Cultura escolar
School culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: JOSGRILBERT, Alessandra Viegas. Os Espaços escolares na implantação do ensino secundário na região do território federal de Ponta Porã (1943-1961): um aspecto da cultura escolar. 2020. 370 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4519
Data do documento: 3-Jul-2020
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