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Tipo: Tese
Título: As Relações de poder entre professoras e crianças: registros da educação infantil
Título(s) alternativo(s): Las Relaciones de poder entre maestros y niños: registros de educación infantil
Power relations between teachers and children: early childhood education records
Autor(es): Silva, Claudemir Dantes da
Primeiro Orientador: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
metadata.dc.contributor.referee1: Tebet, Gabriela Guarnieri de Campos
metadata.dc.contributor.referee2: Salgado, Raquel Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee3: Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
metadata.dc.contributor.referee4: Alves, Andréia Vicência Vitor
Resumo: Considerando o cotidiano da educação infantil, esta pesquisa apresentou como questão norteadora discutir sobre como são estabelecidas as relações de poder entre professoras e crianças. Desse modo, buscamos problematizar e analisar as relações de poder utilizando como fontes, os registros disponibilizados por duas professoras, produzidos no ano de 2016, momento em que ambas trabalhavam com crianças na faixa etária dos 2 aos 4 anos. Metodologicamente, tratou-se então, de uma pesquisa de abordagem qualitativa com base na análise documental. Quanto ao referencial teórico buscamos uma aproximação com a teoria de Norbert Elias, para tanto utilizamos os conceitos de figuração, interdependência e poder. Apoiados nesse referencial e tratando a instituição de educação infantil como uma figuração social, onde estão imbricadas outras figurações, as fontes em questão, nos permitiram perceber que na contemporaneidade, existe um maior equilíbrio na balança de poder entre professoras e crianças. Essa percepção, ao nosso entender, apareceu a partir do momento em que, intencionalmente, as docentes adequaram tempos e espaços, tornando-os mais flexíveis, para que ocorresse da melhor forma possível, a interação entre as crianças, bem como a interação destas para com as professoras. O reconhecimento cada vez mais ampliado das especificidades infantis e de seu potencial para o aprendizado e para a produção cultural, enfoca o expressivo lugar de poder que as crianças ocupam nos espaços coletivos de aprendizagem. Além disso, influenciam, alteram e ressignificam, não somente os espaços/ambientes da creche, como também agregam as famílias nas ações do cotidiano, nos levando a inferir sobre as alterações relacionais, inclusive nos lares, também, a partir das vivências da creche. No mais, as crianças demonstraram, de diferentes formas, que constroem suas próprias teias relacionais, tensionadas por suas indagações nem sempre respondidas, gestos de empatia, alteridade e formas bastante peculiares de reconhecimento do outro e da interação com o mundo à sua volta. Já as professoras, por sua vez, apesar de promoverem práticas dialógicas e participativas, mesmo que em muitos momentos não os faça de forma intencional, ainda se utilizam de artifícios que buscam ajustar as crianças a modelos de comportamentos tidos com civilizados, corretos e aceitáveis.
Abstract: Considering the daily life of early childhood education, this research presented as a guiding question to discuss how power relations between teachers and children are established. Thus, we seek to problematize and analyze power relations using as sources the records made available by two teachers, produced in 2016, a time when both worked with children aged 2 to 4 years. Methodologically, this was a qualitative research based on documentary analysis. As for the theoretical framework, we seek an approximation with Norbert Elias' theory, for this purpose, we use the concepts of figuration, interdependence and power. Supported by this framework and treating the institution of early childhood education as a social figure, where other figures are interwoven, the sources in question have allowed us to realize that in contemporary times there is a greater equality in the balance of power between teachers and children. This perception, in our understanding, appeared from the moment when, intentionally, the teachers adapted times and spaces, making them more flexible so that the interaction between children, as well as their interaction with teachers, could take place in the best possible way. The increasing recognition of children's specificities and their potential for learning and cultural production, focuses on the expressive place of power that children occupy in collective learning spaces. In addition, they influence, alter and resignify, not only the spaces / environments of the daycare center, but also aggregate families in their daily actions, leading us to infer about relational changes, including in homes, also, from the daycare experiences. Furthermore, children demonstrated in different ways that they build their own relational webs, tensioned by their not always answered questions, gestures of empathy, alterity and very peculiar ways of recognizing the other and interacting with the world around them. Teachers, on the other hand, in spite of promoting dialogical and participatory practices, even if in many moments they do not do it intentionally, they still use artifices that seek to adjust children to models of behavior that are considered civilized, correct and acceptable.
Palavras-chave: Criança
Child
Professora
Teacher
Educação Infantil
Child Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SILVA, Claudemir Dantes da. As Relações de poder entre professoras e crianças: registros da educação infantil. 2021. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4525
Data do documento: 11-Fev-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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