Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4526
Tipo: Tese
Título: O Patronato de menores de Dourados - MT/MS: cultura escolar e estratégias da Ação Social Franciscana (1950-1983)
Título(s) alternativo(s): The Patronage of minors of Dourados - MT / MS: school culture and strategies of Franciscan Social Action (1950-1983)
Autor(es): Monteiro, Juliana da Silva
Primeiro Orientador: Brazil, Maria do Carmo
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Carlos Edinei de
metadata.dc.contributor.referee3: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee4: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
Resumo: A presente tese incide sobre o campo da História das Instituições Escolares e tem como objeto de pesquisa o Patronato de Menores de Dourados – Ação Social Franciscana, instituição confessional criada por iniciativa da Ordem dos Frades Menores vindos da Alemanha para o Sul do antigo Mato Grosso. A delimitação temporal estabelecida corresponde ao primeiro ano de funcionamento do Patronato de Menores de Dourados em 1950 até o encerramento das suas atividades escolares em 1983. O problema central consiste em compreender em que medida as estratégias de atuação da Ação Social Franciscana e a cultura escolar desenvolvida no Patronato de Menores de Dourados legitimaram a consolidação da influência católica e contribuíram para a expansão do ensino na região? O objetivo geral é analisar a história e os vestígios da cultura escolar do Patronato de Menores de Dourados, sob a égide do sistema educacional franciscano entre 1950 a 1983. A pesquisa se ancora no método da Nova História Cultural, sobretudo, nos conceitos de estratégias e táticas de Certeau (1998), de práticas e representações de Chartier (1988, 2002) e de Cultura Escolar de Julia (2001) e Viñao Frago (2001). Trata-se de uma pesquisa histórica, com procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental. Entre as fontes utilizadas, destacam-se os livros tombo e livros de crônicas; atas e legislações; fotografias e registrosiconográficos; jornais de época; livros de registro escolar, livros de ponto, entre outros. Do diálogo com o quadro referencial teórico e as fontes inventariadas emergiram as seguintes categorias de análise como parâmetros para a pesquisa: cultura escolar; missão e catequese; menores desvalidos; pobreza, caridade, filantropia e assistência. Após análises empreendidas, verificou-se com esta tese que, apesar de ter sido criado nos documentos oficiais como um Patronato de Menores, na prática, a instituição não atendeu os chamados menores desvalidos, ainda assim, contribuiu para a expansão do ensino na região, tendo sido responsável pela escolarização de uma ampla parcela da infância douradense. Os resultados apontam ainda que, a escola teve como finalidades não somente a instrução das crianças douradenses, como também a disseminação e consolidação do projeto missionário franciscano, a formação espiritual e a incorporação de comportamentos da vida cristã, almejando a contenção da expansão de ideologias concorrentes e um maior engajamento da população com a Igreja e as práticas da religião católica. Esta pesquisa contribui para a ampliação do estado do conhecimento sobre a temática abordada e para a historiografia da educação, assim como, para a preservação do patrimônio documental e das diversas fontes históricas que a investigação conseguiu sistematizar e arrancar do silêncio dos arquivos, de modo a permitir o acesso da comunidade civil e científica à informação e à abertura para novas possibilidades de pesquisas.
Abstract: This thesis focuses on the field of History of School Institutions and has as object of research the Patronage of Minors of Dourados - Franciscan Social Action, a confessional institution created at the initiative of the Order of Friars Minor from Germany to the south of the old Mato Grosso. The time limit established corresponds to the first year of operation of the Patronage of Minors of Dourados in 1950 until the end of their school activities in 1983. The central problem is to understand to what extent the strategies of action of Franciscan Social Action and the school culture developed in the Patronage of Minors of Dourados legitimized the consolidation of Catholic influence and contributed to the expansion of teaching in the region? The general objective is to analyze the history and the vestiges of the school culture of the Patronage of Minors de Dourados, under the aegis of the Franciscan educational system between 1950 and 1983. The research is anchored in the method of the New Cultural History, above all, in the concepts of strategies and tactics of Certeau (1998), of practices and representations of Chartier (1988) and of School Culture of Julia (2001) and Viñao Frago (2001). It is a historical research, with methodological procedures of bibliographic and documentary research. Among the sources used, the tombo books and chronicle books stand out; minutes and legislation; iconographic photographs and records; period newspapers; school registry books, time books, among others. From the dialogue with the theoretical framework and the inventoried sources, the following categories of analysis emerged as parameters for the research: school culture; mission and catechesis; underprivileged minors; poverty, charity, philanthropy and assistance. After analyzes undertaken, it was verified with this thesis that, despite having been created in the official documents as a Patronage of Minors, in practice, the institution did not attend the so-called underprivileged minors, even so, it contributed to the expansion of education in the region, having been responsible for the schooling of a large portion of childhood in Dourados. The results also point out that the school had as its objectives not only the instruction of the children of Dourados, but also the dissemination and consolidation of the Franciscan missionary project, spiritual formation and the incorporation of behaviors of the Christian life, aiming to contain the expansion of competing ideologies and a greater engagement of the population with the Church and the practices of the Catholic religion. This research contributes to the expansion of the state of knowledge on the theme addressed and to the historiography of education, as well as to the preservation of the documentary heritage and the various historical sources that the investigation has managed to systematize and to extract from the silence of the archives, in order to allowing the civil and scientific community access to information and opening up to new research possibilities.
Palavras-chave: Instituição escolar - história
School institutions - history
Cultura escolar
School culture
Menores desvalidos
Underprivileged minors
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: MONTEIRO, Juliana da Silva. O Patronato de menores de Dourados - MT/MS: cultura escolar e estratégias da Ação Social Franciscana (1950-1983). 2021. 415 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4526
Data do documento: 23-Abr-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianadaSilvaMonteiro.pdf15,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.