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Tipo: Dissertação
Título: Metáforas e metonímias conceptuais em marcas de governo federal (1990 2019) sob a perspectiva da multimodalidade: um enfoque da linguística sistêmico funcional
Título(s) alternativo(s): Conceptual metaphor and metonymy in federal government brands (1990 2019) from the perspective of multimodality: an approach to systemic functional linguistics
Autor(es): Professor, Juciano Rocha
Primeiro Orientador: Saparas, Marcelo
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Ulisses Tadeu Vaz de
metadata.dc.contributor.referee2: Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosqui
metadata.dc.contributor.referee3: Melo, Silvia Mara de
Resumo: Esta pesquisa de Mestrado objetiva analisar como determinadas imagens, por meio da metonímia, constroem seus sentidos e veiculam, de um lado, marcas de seu contexto de produção e, de outro, conteúdo metafórico, ajudando a formar o processo persuasivo. Nessa perspectiva, este trabalho tem como corpus dez Marcas de Governo – construções imagéticas feitas pela SECOM (Secretaria de Comunicação Social) que representam a gestão de sete presidentes da República de 1990 a 2019: Fernando Collor de Mello (1990), Itamar Franco (1992), Fernando Henrique Cardoso (1995; 1999), Luiz Inácio Lula da Silva (2003; 2007), Dilma Rousseff (2011; 2015), Michel Temer (2016) e Jair Messias Bolsonaro (2019). A escolha dos mandatos e, consequentemente, das Marcas, foi pautada no primeiro governo eleito por voto direto até o atual. Por conseguinte, pretende-se analisar as marcas objetivando: (a) a relação entre seus contextos de situação e de cultura; (b) a influência argumentativa dos slogans e do conteúdo verbal; (c) a construção e organização dos elementos dentro do plano das imagens; e (d) as metáforas e metonímias nelas presentes. A pergunta de pesquisa que move este trabalho é: como se manifesta a relação entre os contextos de situação e de cultura na produção das Marcas de Governo? Para responder a ela, recorre-se à Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994; MARTIN, 2003), à teoria da Gramática do Design Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e à Teoria da Metáfora e Metonímia Conceptuais (LAKOFF; JOHNSON, 1980; FENG, 2017), todas pensadas dentro do campo da Linguística Aplicada. A pesquisa observou que: a) houve a necessidade de conhecer o contexto de situação e de cultura para a compreensão dos sentidos metafóricos encontrados nas Marcas; b) oito das dez Marcas em análise continham a metonímia do tipo “parte pelo todo”; c) as metáforas encontradas possuíam forte ligação com seus contextos culturais; e d) todas as construções em análise apresentaram relação direta com um dos Símbolos Nacionais.
Abstract: This master's degree research aims to analyze how certain images, through metonymy, build their senses and convey, on the one hand, marks of their production context and, on the other, metaphorical content, helping to form persuasive processes. In this perspective, this investiga-tion has, as corpus, ten Government Brands - imagery constructions made by SECOM (Secre-tariat of Social Communication) that represent the management of seven presidents of the Bra-zilian Republic from 1990 to 2019: Fernando Collor de Mello (1990), Itamar Franco (1992 ), Fernando Henrique Cardoso (1995; 1999), Luiz Inácio Lula da Silva (2003; 2007), Dilma Rousseff (2011; 2015), Michel Temer (2016) and Jair Messias Bolsonaro (2019). The choice of term, and, consequently, of the Brands, was based on the first government elected by direct vote until the current one. Therefore, the intention is to analyze the brands aiming at: (a) the relationship between their contexts of situation and of culture; (b) the argumentative influence of slogans and verbal content; (c) the construction and organization of the elements within the image plane; and (d) the metaphors and metonymies present in them. The research question that moves this work is: How is the relationship between the contexts of situation and of culture manifested in the production of Government Brands? To answer it, we make use of Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY, 1994; MARTIN, 2003), the Grammar of Visual Design Theory (KRESS; van LEEUWEN, 2006) and the Theory of Conceptual Metaphor and Metonymy (LAKOFF; JOHNSON , 1980; FENG, 2017), all of which within the field of Ap-plied Linguistics. The investigation showed that: a) there was a need to know the context of the situation and culture in order to understand the metaphorical meanings found in the Brands; b) eight of the ten Brands under analysis contained the metonym type "part for the whole"; c) the metaphors found had a strong connection with their cultural contexts; and d) all constructions under analysis were directly related to one of the National Symbols.
Palavras-chave: Linguística
Linguistics
Metáfora
Metaphor
Metonímia
Metonymy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: PROFESSOR, Juciano Rocha. Metáforas e metonímias conceptuais em marcas de governo federal (1990 2019) sob a perspectiva da multimodalidade: um enfoque da linguística sistêmico funcional. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4555
Data do documento: 31-Mar-2021
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