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Tipo: Dissertação
Título: Os Sentidos da leitura: a mediação literária entre jovens do primeiro ano do ensino médio em Dourados
Título(s) alternativo(s): Los Sentidos de la lectura: la mediación literaria entre jóvenes del primer año de la secundaria en Dourados
Autor(es): Oliveira, João Vitor de
Primeiro Orientador: Pinheiro, Alexandra Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Adriana Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Lottermann, Clarice
metadata.dc.contributor.referee3: Suttana, Renato Nésio
Resumo: Nesta dissertação, analiso a prática da leitura literária aplicada em sala de aula em comunhão entre professores e alunos de uma escola estadual e de uma escola particular da cidade Dourados/MS. Para tanto, desenvolvi uma pesquisa-ação envolvendo entrevistas e práticas leitoras com os profissionais de língua, literatura e os estudantes do 1º ano do ensino médio. O corpus de análise constitui-se em três documentos: o diário do pesquisador, os áudios das oficinas de leitura e também as transcrições das entrevistas gravadas com estudantes e professores da escola pública e da privada. A metodologia adotada para análise do corpus foi baseada nos estudos de Alves e Silva (1992) para análises qualitativas. O referencial teórico abrange o conceito de leitura, leitura literária e práticas leitoras. Além disto, revisita os preceitos legislativos e as prerrogativas de esfera nacional e estadual para o ensino de literatura vigente no país. COSSON (2014), YUNES (2003), ZILBERMAN (2004), SOARES (2004), dentre outros, constituem o aporte teórico com o qual dialogarei. Como resultado final, foi possível constatar que as escolas, apesar das distinções em estrutura material e curricular, têm empreendido estratégias de leitura em sala de aula. Além disso, a escola pública tem alcançado melhores resultados que a escola particular em relação à formação de leitores devido ao clube de leitura existente. Conseguinte, o trabalho que as professoras de língua portuguesa têm desenvolvido (em muitas partes) é semelhante, embora a professora da escola pública tenha se mostrado mais próxima do ideal de professor mediador de leitura, enquanto a professora da escola particular seja mais tradicional em seus métodos. Sendo assim, ambas as escolas e profissionais envolvidos no processo de formação de leitores (professores e bibliotecários) precisam fortificar seus potenciais para alcançarem mais facilmente esse objetivo.
Abstract: En esta disertación analizo la práctica de la lectura literaria aplicada en el aula en comunión entre maestros y estudiantes de una escuela estatal y una escuela privada en la ciudad de Dourados/MS. Para esto, desarrollé una investigación de acción que involucra entrevistas y prácticas de lectura con lenguaje, literatura y estudiantes de primer año de secundaria. El corpus de análisis consta de tres documentos: el diario del investigador, los audios de los talleres de lectura y también las transcripciones de las entrevistas grabadas con estudiantes y maestros de escuelas públicas y privadas. La metodología adoptada para el análisis del corpus se basó en los estudios de Alves y Silva (1992) para el análisis cualitativo. El marco teórico cubre el concepto de lectura, lectura literaria y prácticas de lectura. Además, revisa los preceptos y prerrogativas legislativas a nivel nacional y estatal para la enseñanza de la literatura vigente en el país. COSSON (2014), YUNES (2003), ZILBERMAN (2004), SOARES (2004), entre otros, constituyen la contribución teórica con la que dialogaré. Como resultado final, fue posible verificar que las escuelas, a pesar de las distinciones materiales y de estructura curricular, hayan emprendido estrategias de lectura en el aula. Además, la escuela pública ha logrado mejores resultados que la escuela privada en términos de capacitación de lectores debido al club de lectura existente. En consecuencia, el trabajo que los profesores de lengua portuguesa han desarrollado (en muchas partes) es similar, aunque la maestra de escuela pública ha demostrado estar más cerca del ideal de profesora mediadora, mientras que la maestra de escuela privada es más tradicional en sus métodos. De esa manera, tanto las escuelas como los profesionales involucrados en el proceso de capacitación de lectores (maestros y bibliotecarios) necesitan fortalecer sus potenciales para lograr este objetivo más fácilmente.
Palavras-chave: Leitura
Reading
Literatura - estudo e ensino
Literature - study and teaching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: OLIVEIRA, João Vitor de. Os Sentidos da leitura: a mediação literária entre jovens do primeiro ano do ensino médio em Dourados. 2020. 156 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4566
Data do documento: 28-Mai-2020
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