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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Thiago Bruno de Jesus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5058637547449065pt_BR
dc.contributor.referee1Noriller, Rafael Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0402366978093807pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Allison Manoel de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5391186543607099pt_BR
dc.creatorSimão, Fagner Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2607165094350965pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-03T12:53:38Z-
dc.date.available2021-09-03T12:53:38Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.citationSIMÃO, Fagner Martins. Fatores explicativos à síndrome do impostor dos estudantes de contabilidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4619-
dc.description.abstractThe objective of this work was to identify the factors that explain the impostor syndrome in Accounting students. The imposter syndrome was discovered after studies by researchers Clance and Imes in 1978, where they studied more than one hundred women who, although they had academic and professional success, considered themselves imposters because they believed that their success was thanks to their personality and social skills, creating a deceptive facade of intelligence. To carry out this study, documentary and questionnaire procedures applied to accounting science students from three federal universities in Brazil. The sample consisted of 355 students from the on-campus Accounting Science Course, who fully answered the questionnaire. As a data collection instrument, a questionnaire with questions about gender, age, semester and time of study was used. Questions about the imposter phenomenon were included in the questionnaire. The Doornik-Hansen Normality test, the KMO, Bartlett and Omega test of McDonald's, which is an alternative test to Cronbach's Alpha, were used as statistical procedures to obtain the results. After analyzing the data collected in this research, it was concluded that the gender factor was the only one that has a relationship with the imposter syndrome, therefore, male students have a lower level of imposter phenomenon compared to female students.en
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi identificar os fatores que explicam a síndrome do impostor nos acadêmicos de Ciências Contábeis. A síndrome do impostor foi descoberta depois de estudos feitos pelas pesquisadoras Clance e Imes em 1978, onde estudaram mais de cem mulheres que, embora apresentassem sucesso acadêmico e profissional, se consideravam impostoras porque acreditavam que seu sucesso era graças a sua personalidade e habilidades sociais, criando uma fachada enganosa de inteligência. Para a realização deste estudo, utilizou-se questionários que foram aplicados aos acadêmicos do curso de graduação em ciências contábeis de três universidades federais do Brasil. A amostra foi composta por 355 estudantes do curso presencial de graduação em ciências contábeis, que responderam totalmente o questionário. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário com perguntas sobre o gênero, idade, semestre e tempo de estudo. Foram incluídas no questionário perguntas sobre fenômeno impostor. Foram utilizados como procedimentos estatísticos para obtenção dos resultados, a análise fatorial exploratória e a regressão múltipla. Após analisar os dados coletados nesta pesquisa, concluiu-se que o fator gênero foi o único que existe relação com a síndrome do impostor, sendo assim, os estudantes do sexo masculino possuem menor nível de fenômeno do impostor em relação aos estudantes do gênero feminino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-09-03T12:53:38Z No. of bitstreams: 1 FagnerMartinsSimão.pdf: 438992 bytes, checksum: e2fc03d2d3461c2d5d086d57010ae63f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-03T12:53:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FagnerMartinsSimão.pdf: 438992 bytes, checksum: e2fc03d2d3461c2d5d086d57010ae63f (MD5) Previous issue date: 2021-05-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSíndrome do impostorpt_BR
dc.subjectEstudante universitáriopt_BR
dc.subjectCollege studentsen
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectAccountingen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleFatores explicativos à síndrome do impostor dos estudantes de contabilidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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