Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4643
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Equidade de gênero de forma integrada ao letramento digital
Autor(es): Lopes, Emely Vitória Vasconcelos Albernaz
Primeiro Orientador: Odakura, Valguima Victoria Viana Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Barvinski, Carla Adriana
metadata.dc.contributor.referee2: Machado, Eliany Salvatierra
Resumo: Neste trabalho é apresentado o projeto GoGirls, que aborda equidade de gênero em conjunto com letramento digital. O objetivo é contribuir para o empoderamento de meninas e meninos no ensino fundamental, em ações de extensão, através de oficinas com atividades utilizando ferramentas Web 2.0. O site GoGirls é construído dentro da concepção de Objetos de Aprendizagem (OAs), constituindo-se dessa forma, como uma ferramenta digital de apoio à educação. O site foi submetido a avaliação de usabilidade por potenciais aplicadores do OA, que o consideraram adequado para a finalidade do projeto.
Abstract: This paper presents the GoGirls project, which addresses gender equity in conjunction with digital literacy. The objective is to contribute to the empowerment of girls and boys in elementary school, in extension actions, through activities using Web 2.0 tools. The GoGirls website is built within the concept of learning objects, thus constituting itself as a digital tool to support the education. The GoGirls website was evaluated by potential appliers of its contents in projects. The evaluation was about usability and content issues and showed promising results.
Palavras-chave: Identidade de gênero
Gender identity
Educação básica - ensino médio
High education
Letramento digital
Computer literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Citação: LOPES, Emely Vitória Vasconcelos Albernaz. Equidade de gênero de forma integrada ao letramento digital. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4643
Data do documento: 14-Mai-2021
Aparece nas coleções:Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmelyvitóriaVasconcelosAlbernazLopes.pdf814,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.