Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4650
Tipo: Dissertação
Título: O Cinema nacional nos livros didáticos de geografia: características, potencialidades e limitações – análise a partir do PNLD/2018
Autor(es): Rocha, Luís Henrique Dias
Primeiro Orientador: Nunes, Flaviana Gasparotti
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
metadata.dc.contributor.referee2: Chaves, Ana Paula Nunes
Resumo: Neste trabalho apresentamos algumas reflexões sobre as relações entre a linguagem cinematográfica e o ensino de Geografia a partir do livro didático. O motivador da presente pesquisa foi a Lei 13.006/2014, que dispôs sobre a obrigatoriedade de exibição de filmes de produção nacional por, no mínimo, duas horas mensais nas escolas da educação básica. A partir da referida lei, foi inserida na ficha de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2018), como um dos requisitos obrigatórios, que os livros deveriam contemplar a mesma. Das quatorze coleções aprovadas no PLND/2018, tivemos acesso a sete coleções completas e quatro volumes avulsos. Após analisar as coleções foi possível identificar um padrão quanto à forma como o cinema comparece nos livros, sendo em sua maioria em boxes que ficam nas extremidades das páginas, no canto superior ou inferior, apresentando informações como: título, diretor, gênero, sinopse, ano de lançamento. Tal forma também indica uma compreensão do cinema enquanto complemento de conteúdo, pois os filmes sempre estão articulados à ideia contida no texto da página, ou seja, relacionados ao tema do capítulo e da unidade do livro. Foi possível identificar, também, que os gêneros de filmes mais sugeridos nas coleções são o documentário e o drama. Analisando os filmes mais indicados pelos livros didáticos, e também utilizados em sala de aula por professores de Geografia de Dourados (MS), podemos inferir que existiria um tipo de filme “certo” para estar em sala de aula: o documentário, que apresenta a realidade com verossimilhança, e o drama, que aborda questões que se aproximam de temas da Geografia. Pensando em outras possibilidades para o cinema brasileiro no ensino de Geografia, realizamos um exercício, por meio da elaboração de colagens de frames/cenas de 3 (três) filmes sugeridos nos livros didáticos, destacando sua capacidade estética de afetar os sujeitos e criar pensamentos outros sobre o espaço.
Abstract: In this project, we present some reflections on the relations between the cinematographic language and the teaching of Geography from the textbook. The motivator of this research was law 13.006/2014 that had on the mandatory display of films of national production for, at least, two hours a month in schools. This law was inserted in the evaluation form of the National Textbook Program (PNLD/2018) as one of the mandatory requirements that books should contemplate. Of the fourteen collections approved in PNLD/2018, we had access to seven complete collections and four single volumes. A portion of books was found on the internet in digital format and made available on websites by the publishers themselves. The other part was found from the contact with the schools that are part of the state school system in the city of Dourados, Mato Grosso do Sul (MS). After analyzing the collections, it was possible to identify a pattern as to how cinema appears in books, mostly in boxes, which are at the ends of the books in the upper or lower corner, presenting information from the movies such as title, director, genre, synopsis, release year. The pattern in which films appear in books also indicates an understanding of cinema as a complement to content, as they are always linked to the idea contained in the text on the page regarding the theme of the chapter and the unity of the book. It was also possible to identify that the genres of films most suggested in the collections are documentary and drama. Analyzing the films most indicated by textbooks and also used in the classroom by Geography teachers of the city of Dourados (MS), we can infer that there would be a type of "right" movie to be in the classroom: the documentary film that presents reality with verifies and the drama film that addresses issues that approach themes of Geography. Based on the analyses in the collections of textbooks, thinking about other possibilities of looking at Brazilian cinema in the teaching of Geography the work proposes at the end a possibility of an experience of cinema in the classroom thinking the film from its aesthetic condition for this is presenting a set of ten collages made with frames/scenes of the films that most appear as suggestions in the textbooks.
Palavras-chave: Linguagem cinematográfica
Cinematographic language
Geografia - ensino e aprendizagem
Geography - study and teaching
Livro didático
Textbooks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: ROCHA, Luís Henrique Dias. O Cinema nacional nos livros didáticos de geografia: características, potencialidades e limitações – análise a partir do PNLD/2018. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4650
Data do documento: 20-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuísHenriqueDiasRocha.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.