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Tipo: Dissertação
Título: Os Sentidos do trabalho para professores de atividades circenses de Corumbá – MS
Título(s) alternativo(s): The Meanings of work for teachers of circus activities from Corumbá – MS
Autor(es): Amorim, Kleverson Bruno Gonzalez de
Primeiro Orientador: Andrade, Gabriela Rieveres Borges de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Flandoli, Beatriz Rosália Gomes Xavier
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Catia Paranhos
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Edgar Aparecido da
Resumo: Esta pesquisa de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGPsi/UFGD), na linha de pesquisa Processos Psicossociais, visou analisar os sentidos do trabalho para professores de atividades circenses. Buscou-se conhecer as vivências/sentidos de prazer e sofrimento que os profissionais atribuem ao trabalho que realizam, tendo como referencial teórico a Psicodinâmica do Trabalho e aportes da Psicologia Social. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa com cinco professores de um Espaço de Atividades Circenses localizado na cidade de Corumbá, em Mato Grosso do Sul. As entrevistas foram realizadas presencialmente e analisadas a partir de cinco categorias: organização do trabalho; condições de trabalho; relações socioprofissionais; reconhecimento e realização profissional. Os resultados indicam que os professores de atividades circenses vivenciam experiências de prazer e sofrimento no trabalho. As vivências/sentidos de prazer no trabalho estão associadas a liberdade e flexibilidade da organização do trabalho; ao uso da inteligência prática e criativa na realização das atividades; a identificação dos professores com as atividades realizadas; as condições de trabalho favoráveis; as relações socioprofissionais de cooperação e trocas; ao reconhecimento obtido pelos pares e alunos; e ao profundo sentimento de realização pessoal no trabalho. As vivências/sentidos de sofrimento estão associadas à sobrecarga de trabalho entre os professores- -sócios; ao baixo salário recebido; à instabilidade profissional; à realização de dois ou mais trabalhos ao mesmo tempo; à dificuldade de acesso a cursos de qualificação profissional; ao não reconhecimento do fazer artístico como um trabalho.
Abstract: The purpose of this Master’s research, carried out in the Psychosocial Processes research line of the Graduate Program in Psychology at the Universidade Federal de Grande Dourados (PPGPsi-UFGD), was to investigate the meanings that teachers of circus arts attribute to their work. Work psychodynamics, with contributions from social psychology, constituted the theoretical framework used to analyze the meanings assigned by these teachers to their experiences of pleasure and distress in the professional setting. To this end, a descriptive, qualitative investigation was conducted involving five teachers from a center for circus arts located in Corumbá, Mato Grosso do Sul, Southwest Brazil. Analysis of face-to-face interviews was based on five categories: work organization, working conditions, socioprofessional relations, professional recognition, and sense of professional accomplishment. Experiences of pleasure were associated with freedom and flexibility in work organization; use of hands-on, creative intelligence in the execution of activities; personal identification with the activities performed; favorable working conditions; socioprofessional relationships of cooperation and exchange; recognition from peers and students; and a deep feeling of personal accomplishment at work. Experiences of distress were associated with work overload (among entrepreneurteachers); low salaries; professional instability; working two or more jobs concomitantly; poor access to professional qualification courses; and lack of recognition of artistic work as a valid professional practice.
Palavras-chave: Artistas circenses
Circus performers
Professores
Teacher
Prática profissional
Professional practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Psicologia
Citação: AMORIM, Kleverson Bruno Gonzalez de. Os Sentidos do trabalho para professores de atividades circenses de Corumbá – MS 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4657
Data do documento: 26-Fev-2021
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