Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4667
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Corpo vivo é um corpo que queima: a dilatação de Eugenio Barba como potencialidade para o ator |
Título(s) alternativo(s): | The Living body is a body that burns: the dilation of Eugenio Barba as potenciality for the actor El Cuerpo vivo es un cuerpo en llamas: la dilatación de Eugenio Barba como potencialidad para el actor |
Autor(es): | Queder, Carolina Nogueira |
Primeiro Orientador: | Guerra, Ariane |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ávila, Carla Cristina Oliveira de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Neves, Karla Fernanda Ribeiro |
Resumo: | A presente pesquisa de conclusão de curso tem como objeto de estudo a noção de dilatação corporal em paralelo à reflexão e discussão de sua incidência em uma cena do espetáculo MAC. Para a realização da pesquisa foi necessário a revisão literária da obra de Eugenio Barba, em especial o que tange a sua investigação acerca da Antropologia Teatral. Inicialmente, o trabalho discorre da denominação de Antropologia Teatral e sua origem, para, posteriormente, aprofundar-se no conceito e aplicação da dilatação corporal na vivência artística da discente, o que leva-nos a verificar quais são as possíveis contribuições de um corpo-mente dilatado para o ator. A dilatação pode ser vista como um modo de trabalho que contribui para a representação orgânica e um elo para a presença cênica ou bios cênico do ator. A intenção desta pesquisa é refletir e debater a dilatação corporal desde seu nível mais superficial, sua conceituação e aplicação na teoria de Eugenio Barba, visando compreender quais as possíveis contribuições do corpo-mente dilatado ao ator em situação de representação organizada. |
Abstract: | The present end-of-course research has as object of study the notion of corporal dilatation in parallel to the reflection and discution of its incidence in a scene from the spectacle MAC. In order to carry out this research, it was necessary to review Eugenio Barba's work, especially his research on Theatrical Anthropology. Initially, the work discusses the denomination of Theatrical Anthropology and its origin, to, later, deepen in the concept and application of the corporal dilation in the artistic experience of the student, which leads us to verify which are the possible contributions of a dilated body-mind for the actor. Dilation can be seen as a way of working that contributes to the organic representation and a link to the actor's scenic presence or scenic bios. The intention of this research is to reflect and debate the corporal dilation since its most superficial level, its conceptualization and application in Eugenio Barba's theory, aiming to understand which are the possible contributions of the dilated bodymind to the actor in a situation of organized representation. |
Palavras-chave: | Expressão corporal Body expression Teoria literária Literary theory Teatro - aspectos antropológicos Theater - antropological aspects |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
Citação: | QUEDER, Carolina Nogueira. O Corpo vivo é um corpo que queima: a dilatação de Eugenio Barba como potencialidade para o ator. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Cênicas) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4667 |
Data do documento: | 5-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CarolinaNogueiraQueder.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.