Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4687
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Seleção de genótipos de mandioca produtivos e resistentes a antracnose bacteriose
Título(s) alternativo(s): Selection of productive cassava genotypes and resistance anthrachosis and bacteriosis
Autor(es): Silva, José Leonardo da
Primeiro Orientador: Davide, Livia Maria Chamma
metadata.dc.contributor.referee1: Ishikawa, Francine Hiromi
metadata.dc.contributor.referee2: Borel, Jeronimo Constantino
metadata.dc.contributor.referee3: Rodrigues, Erina Vitório
Resumo: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é amplamente empregada no consumo humano e animal e, para esses fins, possui grande importância como fonte de carboidratos. No passado, conhecida como “alimento dos pobres”, tornou-se uma cultura polivalente que responde às demandas dos países em desenvolvimento, às tendências da economia global e ao desafio da mudança climática. A seleção de genótipos de mandioca com bom desempenho agronômico e resistência a doenças de parte aérea é o meio utilizado para aumentar a sanidade e o rendimento da cultura, devido ao fato que não há defensivos registrados para o controle dessas doenças. Portanto, o objetivo deste trabalho foi identificar genótipos de mandioca com elevado desempenho agronômico e resistentes as principais doenças de parte aérea da cultura (antracnose e bacteriose), utilizando métodos de modelos lineares mistos aliado a análise de componentes principais. Os experimentos foram realizados na Fazenda Experimental da Faculdade de Ciências Agrária – FAECA da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD (2017 e 2018) e na Embrapa Agropecuária Oeste (2016). A partir dos dados foi possível obter os BLUPs, sendo estes submetidos, posteriormente, a análise de componentes principais (PCA). Com os loadings foi possível determinar a contribuição de cada variável sobre os componentes principais 1 e 2, e observando o biplot foi possível definir uma região composta por genótipos com baixa severidade de doença e maiores produtividades de peso total de raízes e parte aérea. Os materiais selecionados foram BGM-0400, BGM-1638, 2012.107.004 e 2011.34.45.
Palavras-chave: Critério de seleção
Selection criteria
Desempenho produtivo
Productive performance
Resistência a pragas
Pest resistance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::MELHORAMENTO VEGETAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Agrárias
Citação: SILVA, José Leonardo da. Seleção de genótipos de mandioca produtivos e resistentes a antracnose bacteriose. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4687
Data do documento: 25-Nov-2021
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoseLeonardoSilva.pdf517,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.