Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Camacho, Rodrigo Simão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322139080274143pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Daiane Alencar da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4087258810675575pt_BR
dc.contributor.referee2Sangalli, Andréia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1179111641825634pt_BR
dc.contributor.referee3Terra, Ademir-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9327812285370061pt_BR
dc.creatorFerreira, Cristina Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0925660005407855pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-11T21:57:49Z-
dc.date.available2022-03-11T21:57:49Z-
dc.date.issued2021-09-27-
dc.identifier.citationFERREIRA, Cristina Oliveira. A Questão agroambiental no eixo temático TVT: estudo de caso na Escola Estadual Nova Itamarati, Assentamento Itamarati II – Ponta Porã, MS. 2021. 153 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4807-
dc.description.abstractThis research aimed to reflect on the contributions of education in and in the field in the construction of socio-environmental practices and how these issues are inserted in the curriculum of the Nova Itamarati State School, located in the Itamarati II Settlement, municipality of Ponta Porã, MS. In this sense, the research sought to analyse how the School's Political Pedagogical Project (PPP) addresses the agro-environmental theme in projects included in the Earth-Life and Work thematic axis, making the rural school space of fundamental importance for the debate and decision-making. awareness of agri-environmental issues. This is a study in which a questionnaire was applied to the Direction, teachers working in the thematic axis, as well as to students, whose perception of the role of the School and the importance of addressing the thematic issues included in the School's curricular component were the basis of center of that research. The School, recognized as a space for sharing information and disseminating knowledge has an important role in the formation of future rural producers and in the perpetuation of teachings about working the land, considering the history of the Settlement and the entire struggle waged in around land acquisition. It should, therefore, enable young people to be enriched with knowledge that will influence their permanence in the countryside, however, considering adding actions that will contribute to the preservation and conservation of the environment.en
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo refletir sobre as contribuições da educação do e no campo na construção das práticas socioambientais e de que forma estas questões são inseridas no currículo da Escola Estadual Nova Itamarati, localizada no Assentamento Itamarati II, município de Ponta Porã, MS. Neste sentido, a pesquisa buscou analisar como o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola aborda a temática agroambiental nos projetos inseridos no eixo temático Terra-Vida e Trabalho, concretizando o espaço da escola do campo como de fundamental importância para o debate e tomada de consciência sobre as questões agroambientais. Trata-se de um estudo no qual foi aplicado um questionário à Direção, professores atuantes no eixo temático, bem como aos estudantes, cuja percepção sobre o papel da Escola e a importância da abordagem às questões temáticas inseridas no componente curricular da Escola foram a base central da referida pesquisa. A Escola, reconhecidamente compreendida como um espaço de compartilhamento de informações e da disseminação de conhecimentos tem um importante papel na formação dos futuros produtores rurais e na perpetuação dos ensinamentos sobre o trabalhar a terra, considerando a história do Assentamento e toda a luta travada em torno da aquisição da terra. Deve, portanto, possibilitar que os jovens sejam enriquecidos com conhecimentos que vão influenciar a sua permanência no campo, porém, considerando agregar ações que irão contribuir para a preservação e conservação do meio ambiente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-03-11T21:57:49Z No. of bitstreams: 1 CristinaOliveiraFerreira.pdf: 3345919 bytes, checksum: 633242e5a507876e1e83e40aced11a0b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-11T21:57:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CristinaOliveiraFerreira.pdf: 3345919 bytes, checksum: 633242e5a507876e1e83e40aced11a0b (MD5) Previous issue date: 2021-09-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectRural educationen
dc.subjectAssentamentos ruraispt_BR
dc.subjectRural settlementen
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.subjectPolitical pedagogical projecten
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA Questão agroambiental no eixo temático TVT: estudo de caso na Escola Estadual Nova Itamarati, Assentamento Itamarati II – Ponta Porã, MSpt_BR
dc.title.alternativeThe Agro-environmental Issue in the thematic axis TVT: a case study at the Nova Itamarati State School, Itamarati II Settlement – Ponta Porã, MSen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CristinaOliveiraFerreira.pdf3,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.