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Tipo: Dissertação
Título: Análise da trajetória de negros/as cotistas egressos/as de cursos de graduação da UFGD (2014-2020)
Título(s) alternativo(s): Analysis of the trajectory of black quota holders graduate courses at UFGD (2014-2020)
Autor(es): Espínola, Angelita da Cruz
Primeiro Orientador: Santos, Reinaldo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Eugenia Portela de Siqueira
metadata.dc.contributor.referee2: Cordeiro, Maria Jose de Jesus Alves
Resumo: A Lei nº 12.7711/2012 trata da reserva de 50% das vagas em universidades e institutos federais do Brasil para estudantes oriundos de escolas públicas; deste percentual, destina vagas para estudantes pretos/as, pardos/as, indígenas/as e pessoas com deficiência. Esta pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa em Educação e Diversidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologias da Informação (GEPETIC). Objetiva dimensionar a mobilidade social na trajetória de egressos/as negros/as que tiveram acesso a cursos de graduação da UFGD por meio da lei de cotas raciais. Tem como objeto de estudo a trajetória de egresso do referido público. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e utilizouse da abordagem quantitativa e qualitativa. Recorre-se também à metodologia de estudo de painel com configuração estatística do universo de estudantes, recorte de amostragem dos/as cotistas egressos/as e aplicação de questionários. Os/as participantes da pesquisa foram negros/as cotistas egressos/as de uma amostragem de três cursos de graduação da UFGD, considerando um entre os cursos mais concorridos, um entre os menos concorridos e um entre os cursos de concorrência intermediária. A sistematização e interpretação dos dados deu-se por meio de dados de perfil coletados e cotejamento dos subgrupos baseadas na percepção dos/as próprios/as egressos/as, manifestada nos questionários. Os resultados apontam para o impacto positivo do acesso ao ensino superior na trajetória de egresso/a dos/as negros/as estudantes cotistas, com mudanças positivas nas condições de emprego/ocupação, renda e inserção social. Espera-se que este estudo possa contribuir para a avaliação da relevância da Lei nº 12.711/2012 nas universidades públicas brasileiras.
Abstract: The Law nº 12.7711/2012 deals with the reservation of 50% of vacancies in universities and federal institutes in Brazil for students from public schools; of this percentage, it allocates vacancies to black and brown-skinned people, indigenous and people with disabilities. This research is part of the Line of Research in Education and Diversity, of the Graduate Program in Education of the Federal University of Grande Dourados and is linked to the Group of Studies and Research in Education and Information Technologies. Its objective is to scale social mobility in the trajectory of black graduates who had access to undergraduate courses at Federal University mentioned through the racial quotas law. Its object of study is the egress trajectory of that public. It also uses the methodology of panel study with statistical configuration of the universe of students, sampling of egress quota holders and application of questionnaires. The research participants were black quota holders who graduated from a sample of three undergraduate courses at Federal University, considering one among the most popular courses, one among the least popular and one among the intermediate courses. The systematization and interpretation of data took place through collected profile data and comparison of subgroups based on the perception of the graduates themselves, expressed in the questionnaires The results show the positive impact of access to higher education on the egress trajectory of black quota students, with positive changes in employment/occupation, income and social inclusion conditions. The research is hoped can contribute to the assessment of the relevance of Law nº 12,711/2012 in Brazilian public universities.
Palavras-chave: Educação superior
Higher education
Ações afirmativas
Affirmative actions
Inclusão social
Social integration
Lei de cotas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: ESPÍNOLA, Angelita da Cruz. Análise da trajetória de negros/as cotistas egressos/as de cursos de graduação da UFGD (2014-2020). 2021. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4881
Data do documento: 16-Set-2021
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