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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Andréia Vicência Vitor-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5827077664514451pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Magda Carmelita Sarat-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4301531823989684pt_BR
dc.contributor.referee2Célio Sobrinho, Reginaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8290558218053006pt_BR
dc.creatorCarneiro, Giovanna de Matos Moraes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9293288852343327pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-02T21:43:11Z-
dc.date.available2022-05-02T21:43:11Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Giovanna de Matos Moraes. A Formação continuada de professores de educação infantil: ações da rede municipal de educação de ensino de Dourados/MS (2017-2020). 2021. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4886-
dc.description.abstractThis master's dissertation is related to the Policy and Education Management studies of the Postgraduate Program in Education, Stricto Sensu (PPGEdu), from the Education Faculty (FAED), of the Federal University of Grande Dourados (UFGD). It has the objective of analyzing the actions Municipal Education Network of Dourados for the Continuous Teacher Training of Child Education. Therefore, it presents as specific objectives: to present the Continuous Teacher Training in the educational literature; to understand the EI in Brazil and in Dourados; to apprehend the Continuous Training for EI teachers in Brazil; to analyze the actions for the Continuous Training of the Municipal Teaching Network for this Education in the municipality of Dourados between 2017-2020. The methodology used in this study was qualitative research through document and content analysis. As bibliographic sources, we used authors who address the Continuous Training for Child Education, the assistance to Child Education in Brazil, and the right to education in our country. As documental sources, we used the Brazilian law and the norms of Dourados that address Child Education. At the end of the research, it was possible to verify that both the guidelines for pedagogical coordinators of educational institutions, SEMED's technical and pedagogical consultancy, the initiatives for the continuous teacher training as well as the guiding documents for the teachers' practices mentioned, conducted by Reme, through NEI, seek the qualification of EI and are in line with the national educational standards, such as the DCNEI and the BNCC, as well as the PME (2015-2025).en
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado está vinculada a linha de Política e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Stricto Sensu (PPGEdu), da Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tem como objetivo analisar as ações da Rede Municipal de Ensino de Dourados para a Formação Continuada dos professores da Educação Infantil. Para tanto possui como objetivos específicos: apresentar a formação continuada de professores na literatura educacional; compreender a Educação Infantil no Brasil e de Dourados; apreender a formação continuada para professores da Educação Infantil no Brasil; analisar as ações para a formação continuada da Rede Municipal de Ensino para essa Educação no município de Dourados no entretempo 2017- 2020. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa qualitativa, por meio de análise documental e de conteúdo. Como fontes bibliográficas, utilizamos autores que pesquisam a Formação Continuada para Educação Infantil, o atendimento a Educação Infantil no Brasil e o direito a educação em nosso país. E, como fontes documentais, usamos a legislação brasileira e a normatização do município de Dourados que tratam da Educação Infantil. Ao final da pesquisa foi possível constatar que tanto as orientações às coordenadoras pedagógicas das instituições educacionais, assessoria técnico pedagógica da SEMED, as iniciativas para a formação continuada de professores como os documentos norteadores das práticas dos professores supracitados, realizadas pela Reme, através do NEI, buscam a qualificação da EI infantil e estavam em constância com a normatização educacional nacional, tais como as DCNEI e a BNCC, bem como com o PME (2015-2025).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-05-02T21:43:11Z No. of bitstreams: 1 GiovannadeMatosMoraesCarneiro.pdf: 2762074 bytes, checksum: 32d182590a86121c06c672e12aba28c0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-02T21:43:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GiovannadeMatosMoraesCarneiro.pdf: 2762074 bytes, checksum: 32d182590a86121c06c672e12aba28c0 (MD5) Previous issue date: 2021-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policyen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA Formação continuada de professores de educação infantil: ações da rede municipal de educação de ensino de Dourados/MS (2017-2020)pt_BR
dc.title.alternativeThe continuing education of early childhood education teachers: actions of the municipal education network in Dourados/MS (2017-2020)en
dc.typeDissertaçãopt_BR
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