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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4890
Tipo: | Dissertação |
Título: | Processo de provimento ao cargo de diretores escolares: interseção da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul com a rede municipal de ensino de Dourados/MS |
Título(s) alternativo(s): | Process of filling the position of school principal: intersection of rede estadual de ensino of Mato Grosso do Sul with the rede municipal de ensino of Dourados/MS |
Autor(es): | Santos, Jonata Cristina dos |
Primeiro Orientador: | Alves, Andréia Vicência Vitor |
metadata.dc.contributor.referee1: | Dourado, Luiz Fernandes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Aranda, Maria Alice de Miranda |
Resumo: | A presente Dissertação, inserida na Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), tem como objetivo compreender o processo de provimento ao cargo de diretor escolar (PPCDE) na normatização da Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul (MS) e na Rede Municipal de Ensino (Reme) de Dourados, bem como qual a concepção de gestão educacional apresentam. Para tanto, apresenta como objetivos específicos: apreender a concepção de gestão democrática e da gestão gerencial na literatura educacional; apresentar o processo de provimento de diretores como mecanismo de gestão na literatura educacional; analisar o PPCDE na REE de MS e na Reme de Dourados na legislação educacional, que isso expressa em termos de relações entre ambos no período de 2015 a 2020, bem como qual concepção de gestão educacional apresentam. A pesquisa é de abordagem qualitativa e recorre ao levantamento bibliográfico e a pesquisa documental. Utiliza como corpus bibliográfico, livros, capítulo de livros e artigos que tratam da gestão democrática, da gestão gerencial e do PPCDE; e como corpus documental a legislação educacional nacional, a legislação do estado de Mato Grosso do Sul e de Dourados/MS que tratam da gestão educacional e do PPCDE. Conclui que na maioria das instituições educacionais tanto da REE de MS como da Reme de Dourados, o PPCDE se dá por modalidade mista, mas também há diretor indicado pelos poderes do Estado. Quanto a concepção de gestão que a normatização das supracitadas Redes apresentam no que concerne ao referido processo, apesar de anunciar como concepção de gestão a democrática, ela possui característica da gestão gerencial, como a competitividade, controle de resultados, critérios técnicos de mérito e desempenho para a modalidade mista, já que o processo é previamente pensado pelos Governos, sem a participação da comunidade escolar na discussão, tomada de decisão e elaboração dele (apesar de os sindicatos e alguns vereadores reivindicarem tal participação), de modo que a participação da comunidade se dá na eleição que se constitui em etapa secundária, considerando que o candidato pode ser eliminado antes de se chegar a tal eleição, podendo, assim, ser definido o diretor que atuará na escola, sem ter participado dessa eleição. |
Abstract: | This research - inserted in the Line of Political Research and Management of Education of the Graduate Program in Education at Federal University of Grande Dourados (UFGD) - aims to analyze the process of filling the position of school principal (“PPCDE”) in the standardization of the State Educational System (Rede Estadual de Ensino- “REE”) of Mato Grosso do Sul (MS) and the Municipal Educational System (Rede Municipal de Ensino- “Reme”) of Dourados. We also investigate the conception of educational management that both systems present. In order to do that, our specific goals are: to apprehend the concept of democratic management and managerial management in the educational literature; to present the process of filling the position of school principals as a management mechanism in the educational literature; to analyze the “PPCDE” in the “REE” of Mato Grosso do Sul and in the Dourados “Reme” in the educational legislation; what it expresses in terms of relations between them in the period from 2015 to 2020; and finally what conception of educational management they present. The research has a qualitative approach and it uses bibliographic survey and document research. As a bibliographic corpus, the study uses books, chapters of books and articles concerning democratic management, managerial management and “PPCDE”. As a document corpus, we used not only the national educational legislation, but also the State of Mato Grosso do Sul and Dourados / MS legislation regarding both educational management and the “PPCDE”. We concluded that in most educational institutions of both the “REE of MS” and the Dourados “Reme”, the “PPCDE” happens in a mixed modality, but there are school principals who are appointed by the powers of the State. As for the conception of management that the educational system standardization presents, we found out that despite announcing the democratic concept of management, it has characteristics of managerial management, such as: competitiveness, results control, technical criteria of merit and performance. This process is previously thought by the governments, excluding the participation of the school community in the discussion, in the decision-making process and in its elaboration (although the unions and some councilors claim such participation). The community participation happens in the election phase, which constitutes a secondary stage, considering that the candidate can be eliminated before reaching the election, therefore the school principal can be defined without having participated in that election. |
Palavras-chave: | Gestão educacional Educational management Política educacional Educational policy Diretores escolares School principals |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Jonata Cristina dos. Processo de provimento ao cargo de diretores escolares: interseção da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul com a rede municipal de ensino de Dourados/MS. 2021. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4890 |
Data do documento: | 7-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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