Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4891
Tipo: Dissertação
Título: A Disciplina educação física para o nível médio nos discursos das reformas educacionais brasileiras (1971-2017)
Título(s) alternativo(s): The discipline physical education for the middle level in the discourses of Brazilian educational reforms (1971-2017)
Autor(es): Teles, Juslei Teixeira
Primeiro Orientador: Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Dirceu Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
Resumo: A pesquisa apresentada nesta dissertação abordou o tema da disciplina Educação Física no ensino médio. O objetivo geral da pesquisa foi o de analisar como a disciplina Educação Física (EF), dirigida ao ensino médio (EM) foi produzida no discurso oficial das reformas ocorridas no país entre 1971 e 2017. O recorte temporal adotado se justifica pela reforma expressa com a aprovação de Lei nº 5.692/71 e seus desdobramentos legais, até a última reforma regulamentada pela Lei nº 13.415/2017. Na revisão das produções científicas, foram selecionados trabalhos entre 2007 e 2021, evidenciando que o tema vem sendo colocado na ordem do discurso científico. A pesquisa de cunho documental tomou os documentos como instrumentos significativos a serem interrogados para o entendimento da história da EF. As fontes privilegiadas na pesquisa foram os documentos legais (medidas provisórias, leis, regulamentos, projetos de lei e emenda). Na análise foram priorizadas as principais reformas e as respectivas legislações que regulamentaram a oferta do EM no país. Como referencial teórico a pesquisa dialogou com Michel Foucault, em especial os conceitos de discurso/enunciado e relações de poder-saber, problematizou-se a presença (permanências e transformações) da disciplina EF nessas reformas, com a análise de enunciados centrais que as mesmas colocaram em circulação e que contribuíram/contribuem para produzir seus rumos na educação brasileira. Dialogamos, também, com autores que abordam o tema no âmbito educacional como Fischer (2001) e Popkewitz (1997); sobre a história das disciplinas escolares foi utilizado Chervel (1990); e na Educação Física Escolar, como Ghiraldelli Junior (1991), Castellani Filho (1998), Jocimar Daólio (1997), Mauro Betti (1998; 2011), Taborda de Oliveira (2001), Carmem Soares (2004), Galvão (2005), Golin (2008), Dias (2013), Araújo (2016), Soares (2017) e Oliveira (2019). Os resultados evidenciam as consequências que, em especial, a última reforma implicou/implica para a formação dos alunos matriculados no EM, bem como para as práticas pedagógicas da EF, pois, ao torná-la facultativa aos alunos e incluir o “notório saber” em relação a formação do professor, colocou-se em questão sua validade, “desqualificando” sua importância no currículo escolar. Concluímos que os discursos em circulação, às enunciações em comum relacionadas ao EM, regulamentam a “formação” dos jovens com vistas a prepará-los para o mundo do trabalho, por meio da profissionalização “compulsória”, em especial nos anos 1970 e 1980 e, após a promulgação da LDB/96, atualizou-se esse aspecto formativo por meio da ênfase nas diferentes tecnologias e dirigindo o interesse formativo às características que emergiam ao escolar, frente às transformações ocorridas e nas consequentes demandas do mundo do trabalho. No primeiro período dessas regulamentações, a EFE constituiu-se como dispositivo governamental de controle e disciplinarização dos corpos, voltados para a aptidão física e a “manutenção da saúde individual”, nas concepções tecnicista, esportista e militarista. Na década de 1990, a EFE para o EM possuía como uma de suas finalidades trabalhar dimensões como a emocional e a psicológica dos alunos, por meio de sua organização metodológica e pedagógica. A reforma de 2017, contrapondo-se a LDB/96, indicou a facultatividade de algumas disciplinas escolares, entre elas a EF, o que propagou certa “suspeita” ou, ao menos, um questionamento acerca da importância das mesmas no currículo desse nível da escolarização.
Abstract: The research presented in this dissertation addressed the subject of Physical Education in high school. The general objectiveof the research was to analyze how the Physical Education (PE) for high school (HS) students was produced in the official discourse of the reforms that took place in the country between 1971 and 2017.The time frame adopted is justified by the reform expressed with the approval of Law 5.692/71 and its legal developments, until the last reform regulated by Law n. 13.415/2017. In the review of scientific productions, the papers selected were published between 2009 and 2021, showing that the theme has been placed in the order of scientific discourse.This documentary research used documents as significant instruments to understand the history of PE. The privileged sources in the research were legal documents (provisional measures, laws, regulations, bills and amendments). In the analysis, the main reforms and their respective legislation that regulated the offer of HS in the country were prioritized. As a theoretical framework, the research dialogued with Michel Foucault in dialogue with the concepts of discourse/statement and power-knowledge relations, inscribed in the Foucaultian perspective, the presence (permanencies and transformations) of the discipline in these reforms was discussed, with the analysis of central statements that they put into circulation and that contributed and still contribute to produce its direction in Brazilian education. We also dialogued with authors who address the issue in the educational field, Fischer (2001) and Popkewitz (1997); on the history of school subjects we dialogue with Chervel (1990) and researchers of Physical Education School, such as Ghiraldelli Junior (1991), Castellani Filho (1998), Jocimar Daólio (1997), Mauro Betti (1998; 2011), Taborda de Oliveira (2001), Carmem Soares (2004), Galvão (2005), Golin (2008), Dias (2013), Araújo (2016), Soares (2017) and Oliveira (2019). Among the conclusions, we observed that in the speeches circulating to common statementsrelated to HS regulate the "training" of young people with a view to preparing them for the world of work, through the "compulsory" professionalization, especially in the 1970s and 1980, and, after the promulgation of the LDB/96, this training aspect was updated through the emphasis on different technologies and directing the training interest to the characteristics that emerged in the school, in the face of the transformations that took place and the consequent demands of the world of work. In the first period of these regulations, the EFE was constituted as a governmental device for the control and disciplining of bodies, aimed at physical fitness and the “maintenance of individual health”, in the technicist, sportsman and militarist conceptions. In the 1990s, EFE for HS had, as one of its purposes, to work the students' emotional and psychological dimensions, through its methodological and pedagogical organization.The 2017 reform, in contrast to LDB/96, indicated the exclusion and/or optionality of some school subjects, including PE, which propagated a certain "suspicion" or, at least, a questioning about their importance in the curriculum at this level of schooling. The results show the consequences that, in particular, the last reform implied/implies for the training of students enrolled in HS, as well as for the pedagogical practices of PE, since, by making it optional for students and including the "remarkable knowledge" in relation to teacher training, its validity was questioned, “disqualifying” its importance in the school curriculum.
Palavras-chave: Educação física
Physical education
Política educacional
Educational policy
Disciplina escolar
School discipline
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: TELES, Juslei Teixeira. A Disciplina educação física para o nível médio nos discursos das reformas educacionais brasileiras (1971-2017). 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4891
Data do documento: 26-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JusleiTeixeiraTeles.pdf937,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.