Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4892
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O Profissional de educação física no Serviço Especializado de Atenção Multiprofissional ao Autista (SEAMA) em Dourados-MS |
Other Titles: | The physical education Professional in the Specialized Multiprofessional Autistic Care Service in Dourados-MS |
metadata.dc.creator: | Barcelos, Kaio da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Martins, Morgana de Fátima Agostini |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Thaise da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Zanon, Regina Basso |
metadata.dc.description.resumo: | RESUMO: A atuação de profissionais de diferentes áreas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tem se tornado objeto de estudo entre muitos pesquisadores. Faz-se necessário pensar a Educação Física como área contribuinte para a melhora nas habilidades motoras, cognitivas e sociais dessa população. Essa pesquisa teve como objetivo geral caracterizar a atuação do Profissional de Educação Física do Serviço Especializado de Atenção Multiprofissional ao Autista, bem como a versão dos profissionais e familiares dos usuários. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativo-quantitativa de cunho exploratório/descritivo. Como instrumento de pesquisa foi utilizado o questionário semiestruturado e entrevista. Os participantes da pesquisa foram: 42 familiares (Grupo FAM) dos indivíduos com TEA e 10 profissionais (Grupo PROF) de diferentes áreas que faziam parte da equipe multiprofissional do serviço especializado. A análise dos dados foi realizada segundo a Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que o Profissional de Educação Física desse serviço atuava de forma interdisciplinar em um contexto colaborativo com os demais membros. Na perspectiva dos familiares foi possível evidenciar que consideram importante a Educação Física para pessoas com TEA, bem como apontaram inúmeros benefícios que a prática de atividade física proporciona. Já sob a visão dos profissionais da equipe foi possível identificar que todos os profissionais consideram importante à atuação nas intervenções de pessoas com TEA, e apontaram maiores contribuições no desenvolvimento das habilidades motoras e sociais. Conclui-se que o Profissional de Educação Física possuía formação necessária para atuar junto a esse público, interagia direta e constantemente com os profissionais e com os familiares, e que suas intervenções junto a equipe contribuíam para o desenvolvimento dos usuários atendidos no serviço, nos aspectos motores, cognitivos e sociais. |
Abstract: | ABSTRACT: The performance of professionals from different areas and Autism Spectrum Disorder (ASD) has become object of study among many researchers. It is necessary to think of Physical Education as a contributing area for improvement in motor, cognitive and social skills of this population. This research had as general objective to characterize the performance of Physical Education Professional of the Specialized Service of Multiprofessional Attention to Autism, as well as the version of other professionals areas and family members of the users. For this, a qualitative-quantitative research with an exploratory /descriptive approach was performed. As a research instrument, the semi-structured questionnaire and interview were used. The research participants were: 42 family members (FAM Group) of individuals with ASD and 10 professionals (PROF Group) from different areas who were part of the multidisciplinary team of the specialized service. Data analysis was performed according to Content Analysis. The results showed that the Physical Education Professional of this service acted in an interdisciplinary way in a collaborative context with the other members. From the perspective of family members, it was possible to show that they consider Physical Education important for people with ASD, as well as highlighting numerous benefits that the practice of physical activity provides. From the perspective of the team professionals, it was possible to identify that all professionals consider important the action of Physical Education professional in the interventions of people with ASD, and highlighted greater contributions in the development of motor and social skills. It was concluded that the Physical Education Professional had the necessary training to work with this audience, interacted directly and constantly with the professionals and family members, and his interventions with the team contributed to the development of the users served in the service, in motor, cognitive and social aspects. |
Keywords: | Autismo Autism Educação física Physical education Equipe de assistência ao paciente Patient care team |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Grande Dourados |
metadata.dc.publisher.initials: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citation: | BARCELOS, Kaio da Silva. O Profissional de educação física no Serviço Especializado de Atenção Multiprofissional ao Autista (SEAMA) em Dourados-MS. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4892 |
Issue Date: | 25-Jan-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KaiodaSilvaBarcelos.pdf | 889,5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.