Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/48
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8608492668861352pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Maria Ceres-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7076861432756697pt_BR
dc.contributor.referee2Guerra, Vânia Maria Lescano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5076308711140717pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Paulo Sérgio Nolasco dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195628117281399pt_BR
dc.creatorViana, Olinda Siqueira Correa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784936457417543pt_BR
dc.date.accessioned2018-07-31T16:03:01Z-
dc.date.available2018-07-31T16:03:01Z-
dc.date.issued2011-03-31-
dc.identifier.citationVIANA, Olinda Siqueira Correa. Preconceito e intolerância: uma análise semiótica de textos produzidos por alunos indígenas. 2011. 198 f. Dissertação (Mestrado em Letras)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/48-
dc.description.abstractPrejudice and intolerance: a semiotic analysis of texts produced by indigenous students is a work of semiotic analysis whose objective was to investigate how prejudice and intolerance marks appear in written texts produced by students of the 9th year of the Municipal School Francisco Meireles, located in the municipal district of Dourados, Mato Grosso do Sul, near the Indigenous Reservation Francisco Horta Barbosa. Sixteen texts, produced by 8 students, in daily situations of classroom, was the corpus for this study. For the analysis of these texts, it was looked for in the semiotic theory the theoretical frame to highlight the main prejudice and intolerance marks which those students face still today, in 2011, more than 20 years after the promulgation of the Federal Constitution that guarantees the respect to the cultural differences. Starting from those analyses, it is also possible to discuss aspects of the identity of those subjects, so many times silenced by the history of our country. In the municipal district of Dourados, in spite of the proximity between the urban zone and the Indigenous Reservation, it is visible how that population it is discriminated and the way this affects its life and its identity.en
dc.description.resumoPreconceito e intolerância: uma análise semiótica de textos produzidos por alunos indígenas é um trabalho de análise semiótica cujo objetivo é investigar como aparecem as marcas de preconceito e intolerância nos textos escritos de alguns alunos do 9º ano da Escola Municipal Francisco Meireles, situada no Município de Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul, ao lado da Reserva Indígena Francisco Horta Barbosa. Dezesseis textos, produzidos por 8 estudantes, em situações cotidianas de sala de aula, servem de corpus para esta pesquisa. Para tal análise, busca-se na teoria semiótica o aporte teórico para destacar as principais marcas de preconceito e de intolerância por que passam esses alunos ainda hoje, em 2011, mais de 20 anos depois de promulgada a Constituição Federal que garante o respeito às diferenças culturais. A partir dessas análises também é possível discutir aspectos da identidade desses sujeitos, tantas vezes silenciados pela história do nosso país. No Município de Dourados, apesar da proximidade entre a zona urbana e a Reserva Indígena, é visível como essa população é discriminada e como isso afeta sua vida e sua identidadept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-07-31T16:03:01Z No. of bitstreams: 2 OlindaSiqueiraCorreaViana-1-9.pdf: 287601 bytes, checksum: 76785047b6f814583e7cbd90ebd3ef00 (MD5) OlindaSiqueiraCorreaViana-36-76.pdf: 413335 bytes, checksum: 654b02ae2d727e70444b78a514848f22 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-31T16:03:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 OlindaSiqueiraCorreaViana-1-9.pdf: 287601 bytes, checksum: 76785047b6f814583e7cbd90ebd3ef00 (MD5) OlindaSiqueiraCorreaViana-36-76.pdf: 413335 bytes, checksum: 654b02ae2d727e70444b78a514848f22 (MD5) Previous issue date: 2011-03-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos indígenas - discriminaçãopt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Discriminationen
dc.subjectAnálise semióticapt_BR
dc.subjectSemiotic analysisen
dc.subjectPovos indígenas (Dourados, MS)pt_BR
dc.subjectIndigenous peoples (Dourados, MS)en
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titlePreconceito e intolerância: uma análise semiótica de textos produzidos por alunos indígenaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OlindaSiqueiraCorreaViana-1-36.pdf452,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
OlindaSiqueiraCorreaViana-77-200.pdf17,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.