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Tipo: Dissertação
Título: A Escola Estadual de 1º GRAU João Fernandes, em Maracaju, de 1974 a 1991: Sinais da cultura escolar
Título(s) alternativo(s): The João Fernandes State School, in Maracaju, from 1974 to 1991: signs of school culture
Escuela Estatal João Fernandes, em Maracaju, de 1974 a 1991: señales de la cultura escolar
Autor(es): Ortlieb, Mayara Ramos
Primeiro Orientador: Moreira, Kênia Hilda
metadata.dc.contributor.referee1: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Paes, Ademilson Batista
metadata.dc.contributor.referee3: Pessanha, Eurize Caldas
Resumo: Esta Dissertação de Mestrado em Educação vincula-se à linha de pesquisa História da Educação, Memória e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação na Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/FAED/UFGD). Tem como tema a cultura escolar em uma instituição do sul de Mato Grosso do Sul. O objetivo geral desta dissertação foi analisar aspectos do funcionamento da Escola Estadual de 1º Grau João Fernandes, instituição que funcionou sob essa alcunha no período de 1974 a 1991, no município de Maracaju, período que delimitamos como recorte temporal desta pesquisa. Como objetivos específicos, intencionamos recolher documentação sobre a escola nesse período referido; analisar elementos da arquitetura escolar considerando as fotografias disponíveis; problematizar elementos do currículo escolar em acordo com a época e a documentação da instituição; evidenciar aspectos das práticas de funcionamento da instituição como festividades e atividades extracurriculares, especificamente um Clube Escolar. A referida delimitação temporal refere-se, respectivamente, ao momento que, por causa da promulgação da Lei nº 5.692/1971, as instituições nomeadas de Grupo Escolar passaram a ser responsabilidade do Estado e foram divididas em escolas de 1º ou 2º grau, dependendo do número de alunos e público alcançado, fato que aconteceu com a escola aqui investigada, e quando a escola recebeu outra denominação. Para analisarmos os indicados aspectos do funcionamento da Escola Estadual de 1º Grau João Fernandes tivemos como base a Cultura Escolar, entendendo-a como manifestações das práticas e do cotidiano da instituição que se constitui no tensionamento entre a cultura social e a própria instituição. Esses aspectos foram compreendidos na condição de sinais, segundo a perspectiva de carlos Guinburg, pois nos fornecem pistas para problematizar a história da escola em determinado tempo histórico. Também dialogamos com autores da História da Educação para analisar as fontes, as quais são oriundas do arquivo da escola, da Prefeitura de Maracaju e de pessoas que estudaram e trabalharam durante os anos dos quais estabelecemos como recorte temporal, a saber o período de 1974 a 1991. Utilizamos Leis, Decretos, Livros de Matrícula, fotografias e “depoimentos orais” de algumas pessoas, considerando os temas que emergiram durante a estruturação da pesquisa. Diante da pesquisa, podemos considerar que o currículo escolar na década de 1970 foi marcado pelo impacto da Ditadura Militar, pois tinha a tentativa de levar às crianças um aspecto de civilidade e espírito de nação, sobretudo por meio do ensino de Língua Portuguesa, que foi determinado como o principal “conteúdo” da época. A partir de 1971 o ingresso na escola foi facilitado, pois foi extinto o exame de admissão, fato que contribuiu para a democratização da escola e possivelmente alterou o perfil de alunos da instituição, que passou a receber crianças pobres, conforme percebemos em alguns registros de matrículas. Além disso, as festas, comemorações e rituais que estiveram presentes no cotidiano da Escola Estadual de 1º Grau João Fernandes fizeram parte desse cenário, assim como o Clube Escolar, que tinha a prática de esporte como principal finalidade, buscando formar pessoas em seus aspectos físicos e sociais. Analisando os aspectos de funcionamento da Escola Estadual de 1º Grau João Fernandes, entre os anos de 1974 e 1991, tivemos a oportunidade de ir de encontro aos “seres de carne e osso” que passam a narrar suas vidas e as histórias contadas por cada um deles traçam mais uma peça no cenário da história da educação brasileira.
Abstract: This Master's Thesis in Education is linked to the research line History of Education, Memory and Society of the Graduate Program in Education of the Faculty of Education at the Federal University of Grande Dourados (PPGEdu/FAED/UFGD). Its theme is school culture in an institution in the south of Mato Grosso do Sul. The general objective of this dissertation was to analyze aspects of the functioning of the João Fernandes State Elementary School, an institution that operated under this nickname from 1974 to 1991, in municipality of Maracaju, a period that we delimited as a time frame for this research. As specific objectives, we intend to collect documentation about the school during this period; analyze elements of school architecture considering the available photographs; problematize elements of the school curriculum in accordance with the time and the institution's documentation; highlight aspects of the institution's operating practices such as festivities and extracurricular activities, specifically a School Club. The aforementioned temporal delimitation refers, respectively, to the moment when, due to the enactment of Law n. 5.692/1971, the institutions named Grupo Escolar became the responsibility of the State and were divided into 1st or 2nd grade schools, depending on the number of students and audience reached, a fact that happened with the school investigated here.In order to analyze the indicated aspects of the functioning of the João Fernandes State Elementary School, we had as basis the School Culture, understanding it as manifestations of the institution's practices and daily life, which constitutes the tension between social culture and the institution itself. These aspects were understood as signs, according to Carlos Guinburg's perspective, as they provide us with clues to problematize the history of the school in a given historical time.We also dialogued with authors from the History of Education to analyze the sources, which come from the school archive, the Maracaju City Hall and people who studied and worked during the years we established as a time frame, namely the period from 1974 to 1991. We used Laws, Decrees, Enrollment Books, photographs and “oral statements” from some people, considering the themes that emerged during the structuring of the research.In view of the research, we can consider that the school curriculum in the 1970s was marked by the impact of the Military Dictatorship, as it attempted to bring to children an aspect of civility and nation spirit, especially through the teaching of Portuguese Language, which was determined as the main “content” of the time. From 1971 onwards, admission to the school was facilitated, as the entrance exam was abolished, a fact that contributed to the democratization of the school and possibly changed the profile of students at the institution, which started to receive poor children, as we noticed in some records of enrollment.In addition, the parties, celebrations and rituals that were present in the daily life of the João Fernandes State Elementary School were part of this scenario, as well as the School Club, which had the practice of sport as its main purpose, seeking to train people in their physical aspects and social. Analyzing the functioning aspects of the João Fernandes State Elementary School, between the years 1974 and 1991, we had the opportunity to meet the “beings of flesh and blood” who began to narrate their lives and the stories told by each one of them trace another piece in the scenario of the history of Brazilian education.
Palavras-chave: Cultura escolar
School culture
Educação - história
Educational history
atividades extracurriculares
Extracurricular activities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: ORTLIEB, Mayara Ramos. A Escola Estadual de 1º GRAU João Fernandes, em Maracaju, de 1974 a 1991: sinais da cultura escolar. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4900
Data do documento: 10-Set-2021
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