Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4904
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Caracterização do atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência intelectual nas salas de recursos multifuncionais |
Other Titles: | Characterization of specialized educational service for students with intellectual disabilities in classrooms multifunctional features |
metadata.dc.creator: | Lima, Luciene Barbosa Vitor |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Aline Maira da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rebelo, Andressa Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Martins, Morgana de Fátima Agostini |
metadata.dc.description.resumo: | A pesquisa aborda o atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência intelectual nas salas de recursos multifuncionais antes e durante a pandemia de COVID-19. O objetivo geral do estudo foi caracterizar e analisar o atendimento educacional especializado destinado ao aluno com deficiência intelectual nas salas de recursos multifuncionais. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. Como técnica de coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e sessões de grupo focal. A pesquisa foi desenvolvida em uma cidade de pequeno porte, no interior de Mato Grosso do Sul. Participaram do estudo os professores das salas de recursos multifuncionais que ofertam atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência intelectual, na rede municipal de ensino. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Por meio dos resultados foi possível descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas nas salas de recursos multifuncionais, a organização do serviço, as relações estabelecidas entre os professores das salas de recursos multifuncionais, os professores da sala comum e os familiares, assim como os desafios enfrentados e os avanços conquistados. Observou-se também o impacto que a pandemia teve na rotina de atendimento aos estudantes com deficiência intelectual e as estratégias implementadas pelos professores participantes em busca da garantia de condições de aprendizagem aos alunos com deficiência intelectual. Ficou evidente o destaque que o papel do professor da sala de recursos multifuncionais vem ganhando por intermédio de ações de apoio e colaboração, apontando os desdobramentos, esforços, ações pedagógicas e humanas para promover a inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual. |
Abstract: | The research addresses specialized educational assistance for students with intellectual disabilities in multifunctional resources classrooms before and during the COVID-19 pandemic. The general objective of the study was to characterize and analyze the specialized educational assistance for students with intellectual disabilities in the multifunctional resources classrooms. To achieve the proposed objective, a descriptive exploratory research was carried out, with a qualitative approach. As a data collection technique, semi-structured interviews and focus group sessions were conducted. The research was carried out in a small city, in the interior of Mato Grosso do Sul. The study included teachers from the multifunctional resources classrooms that offer specialized educational assistance to students with intellectual disabilities, in the municipal school system. The data were analyzed through content analysis. Through the results it was possible to describe the pedagogical practices developed in the multifunctional resources classrooms, the organization of the service, the relationships established between the teachers of the multifunctional resource rooms, the teachers of the common room and the family members, as well as the challenges faced and the advances achieved. It was also observed the impact that the pandemic had on the routine of attending students with intellectual disabilities and the strategies implemented by participating teachers in order to guarantee learning conditions for students with intellectual disabilities. It was evident the emphasis that the role of the multifunctional resources classrooms teacher has been gaining through support and collaboration actions, pointing out the developments, efforts, pedagogical and human actions to promote the school inclusion of students with intellectual disabilities. |
Keywords: | Educação inclusiva Inclusive education Deficiência intelectual - estudantes Intellectual disabilities - students Educação especial Special education |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Grande Dourados |
metadata.dc.publisher.initials: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citation: | LIMA, Luciene Barbosa Vitor. Caracterização do atendimento educacional especializado para o aluno com deficiência intelectual nas salas de recursos multifuncionais. 2021. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4904 |
Issue Date: | 28-May-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LucieneBarbosaVitorLima.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.