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Tipo: Dissertação
Título: Representações sobre educação formal no discurso de professores indígenas: uma análise semiótica
Autor(es): Ramos, Maria Aparecida da Silva
Primeiro Orientador: Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Paulo Sérgio Nolasco dos
metadata.dc.contributor.referee2: Lara, Glaucia Muniz Proença
metadata.dc.contributor.referee3: Gonçalves, Adair Vieira
Resumo: Considerando representações como sistema de significação que usam a linguagem para se materializar, por um lado, e que constroem identidades, por outro, nesta dissertação buscamos construir significados para as representações dos professores indígenas, materializadas na linguagem, a respeito da educação formal, escolas e línguas. O corpus constituído pelos depoimentos dos professores indígenas: João Machado e Edna de Souza foram colhidos pelo pesquisador José Carlos Sebe Bom Meihy e publicados no livro Canto de Morte Kaiowá: história oral de vida, edição de 1991. Os depoimentos evidenciam as relações, tanto internas quanto externas, estabelecidas na Área Indígena de Dourados como complexas e conflituosas, tendo em vista que, à época em que os depoentes narraram suas histórias de vida, a Área Indígena passava por um momento extremamente crítico – o suicídio – fato concreto que serviu de guia condutor para as entrevistas. Entretanto, ao narrar suas histórias de vida, os professores abrigam no discurso/texto outros temas, entre eles o da educação formal. A pesquisa está fundamentada na teoria semiótica de linha francesa, conforme postulada pelo teórico da linguagem Algirdas Julien Greimas e seus seguidores. Entendemos que ela nos oferece a base teórico-metodológica adequada para a análise proposta. Desse modo, buscamos perceber, no e através do discurso, as imagens que ali se constroem sobre educação formal.
Abstract: Taking the concept of representation as, in on hand, a signifying system that uses the language to materialize itself, and, on the other hand, as a means to construct identities, we seek, through this dissertation, to construct possible meanings for the indigenous teachers` representations regarding formal education, schools and languages. The corpus is composed by the statements of the teachers João Machado and Edna Souza, both collected by the researcher José Carlos Sebe Bom Meihy, who published them in the book entitled Kaiowá`s Death Chant: oral life story. The interviews show, both, the internal and external relationships, established in the indigenous area of Dourados, as complex and conflicted, given the fact that by the time the narrators told their life stories the indigenous area was going through an extremely critical moment –the suicide –, a concrete fact which served as a conductor to the interviews. Nevertheless, as they narrate their life stories, the teachers display, as well, in their discourse/text other topics, such as the formal education. The research is supported by the French semiotic theory, as postulated by the language theorist Algirdas Julien Greimas and his followers. We believe it offers us the appropriated theoretical-methodological basis to the analysis proposed. Thus, we try to perceive, in and through the discourse, the images that are built about formal education.
Palavras-chave: Análise semiótica
Semiotic analysis
Povos indígenas - educação
Indigenous peoples - Education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: RAMOS, Maria Aparecida da Silva. Representações sobre educação formal no discurso de professores indígenas: uma análise semiótica. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/50
Data do documento: 21-Mar-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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