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Tipo: Tese
Título: O Ensino de História no currículo integrado: um lugar de fronteiras no curso técnico em informática do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Título(s) alternativo(s): The history teaching in the integrated curriculum: a border place in the technical course in informatics at the Federal Institute of Mato Grosso do Sul
La enseñanza de la historia en el currículo integrado: un lugar de fronteras en el curso técnico en Informática del Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Autor(es): Souza, Ana Paula Hilgert de
Primeiro Orientador: Perli, Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Chaves, Geovano Moreira
metadata.dc.contributor.referee2: Mendes, Luís César Castrillon
metadata.dc.contributor.referee3: Pinto, Adriana Aparecida
metadata.dc.contributor.referee4: Fronza, Marcelo
Resumo: Esta tese se caracteriza como um estudo de caso de um currículo educacional denominado Currículo Integrado, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, focalizando essencialmente a Unidade Curricular História, em cinco campi - Aquidauana, Corumbá, Dourados, Naviraí e Nova Andradina - que ofertam o Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática ou Informática para a Internet. Para que fosse possível adentrar ao objeto, foram necessários a revisão bibliográfica, o conhecimento da legislação, das normativas e das diretrizes que regem a modalidade da Educação Profissional, além de constituir como fonte de pesquisa dois Planos de Cursos, implementados em dois momentos da história da instituição no Mato Grosso do Sul. Como consequência da análise desses e de outros documentos institucionais, tais como Plano de Desenvolvimento Institucional, Estatuto do IFMS e Diretrizes Pedagógicas, atingiu-se como ponto de chegada uma análise que se valeu da metodologia comparativa entre dois ementários do Programa Curricular da disciplina de História, cuja distância temporal entre um e outro é de uma década. Na tecitura da tese, foram realizadas algumas entrevistas semiestruturadas, sendo a primeira com um professor formador da Rede Federal, que elucidou aspectos relevantes da construção e vivência de um currículo que se pretende integrado. Posteriormente, cinco professores de História, um de cada campi, foram entrevistados através de plataformas digitais, opção mais coerente diante do contexto pandêmico de Covid-19. Um ano antes dessas entrevistas, estes docentes colaboraram com o aceite em responder a um questionário exploratório, que forneceu informações preliminares a respeito de suas práticas de ensino de História. A interlocução com o campo da Educação foi um fator elementar para o fazer historiográfico, especialmente por meio das contribuições dos teóricos que abordam o campo curricular. Neste lugar de fronteira, analiso, de um lado, normativas, prescrições e tendências curriculares para a educação profissional, e, de outro, o sentido da Didática da História na educação escolar técnica, cujo caráter essencial é a pretensão de uma formação humanista emancipatória. Para fundamentar a segunda margem fronteiriça, reafirma-se que as trocas, os diálogos e o reconhecimento da diferença são condições para o entendimento do Ensino de História como lugar de fronteira. Ao analisar e comparar as ementas da disciplina História nos dois Projetos Pedagógicos estudados, sinaliza-se possíveis avanços em direção a um Ensino de História mais próximo da realidade social dos estudantes, permeada por diferenças culturais que, ao serem debatidas no âmbito do currículo podem, efetivamente, contribuir para uma formação cidadã crítica e emancipatória. Na parte final da tese, ancorada nos mais recentes trabalhos de Jörn Rüsen, indica-se uma proposta do campo da Teoria da História, o Novo Humanismo, como uma aposta teórico-didática, no âmbito do Ensino de História, para a mediação intercultural, e para a possibilidade de os sujeitos escolares compreenderem o seu lugar social num contexto histórico cada vez mais globalizado.
Abstract: The thesis caracterizes as a case study of an educational curriculum called Integrated Curriculum, of the Federal Institute of Mato Grosso do Sul, focusing especially the Curricular Unit History, in five campus - Aquidauana, Corumbá, Dourados, Naviraí e Nova Andradina - who offer the Integrated Middle Level Technical Course in Informatics or Informatics for the Internet. So that it was possible to enter the object, bibliographic review was necessary, as well as, knowledge of the legislation, regulations and guidelines that guide the modality of Professional Education, besides to constituting two Course Plans as a source of research, implemented at two moments in the institution's history in Mato Grosso do Sul. As a result of the analysis of these and other institutional documents, such as Institutional Development Plan, Statute of the IFMS, and Pedagogical Guidelines, get as a point of arrival an analysis who took advantage of the comparative methodology between two syllabuses of the Curriculum Program of the discipline of History, whose the temporal distance between one and the other is a decade. In weaving of this thesis, some semi-structured interviews were carried out, being the first with a teacher trainer from the Rede Federal, which elucidated relevant aspects of the construction and experience of a curriculum that is intended to be integrated. Subsequently, five History teachers, one from each campus, were interviewed through digital platforms, more coherent option given the Covid-19 pandemic context. A year before these interviews, the teachers collaborated with the acceptance to answer an exploratory questionnaire, whom provided preliminary information about their history teaching practices. The dialogue with the field of Education was an elementary factor to make historiographical, especially through the contributions of theorists who discuss the curricular field. In this frontier place, I do an analysis, on the one hand, regulations, prescriptions (oftentimes of instrumental rationality) and curricular trends for professional education, and, on the other side, the sense of History Didactics in technical school education, whose essential character is the pretension of an emancipatory humanist formation. To support the second frontier margin, it is reaffirmed that exchanges, dialogues and recognition of difference are conditions for understanding the Teaching of History as a frontier place. By analyzing and comparing the History course syllabuses in the two Pedagogical Projects studied, possible advances are indicated towards a History Teaching closer to the students' social reality, permeated by cultural differences that, without any doubt, when debated within the curriculum can effectively contribute to a critical and emancipatory citizen formation. In the final part of the thesis, based on the most recent researches by Jörn Rüsen, a proposal from the field of Theory of History, the New Humanism, is indicated, as a theoretical and didactic bet, in the context of History Teaching, for a intercultural mediation, and for the possibility of school subjects to understand their social place in an increasingly globalized historical context.
Palavras-chave: Currículo integrado
Integrated curriculum
Ensino profissional
Professional education
História - ensino e aprendizagem
History - Study and teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em História
Citação: SOUZA, Ana Paula Hilgert de. O Ensino de História no currículo integrado: um lugar de fronteiras no curso técnico em informática do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. 2021. 211 f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5218
Data do documento: 29-Set-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em História

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