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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os Desafios do mercado brasileiro de vestuário frente a pandemia de COVID-19
Título(s) alternativo(s): The Challenges of the brazilian clothing market in the face of the COVID-19 pandemic
Autor(es): Silva, Ana Lúcia da
Primeiro Orientador: Hoeckel, Paulo Henrique de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Roselaine Bonfim de
metadata.dc.contributor.referee2: Corrêa, Alexandre de Souza
Resumo: O mercado de vestuário é um dos mais dinâmicos economicamente do mundo e tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Os constantes avanços tecnológicos estão obrigando as empresas, sejam elas indústrias ou varejistas, a aprimorar produtos e processos com tanta rapidez que possam ficar à frente do mercado e das decisões de compra dos consumidores. A partir desse contexto o objetivo do trabalho foi analisar o setor têxtil, mais especificamente a produção de vestuário e acessórios como proxy do mercado da moda, buscando identificar a relação de produção com as variações de preço e as mudanças no padrão de produção após o início da pandemia de covid-19. Estimou-se a equação de oferta do setor têxtil via mínimos quadrados ordinários (MQO) e utilizando o estimador de variáveis instrumentais de mínimos quadrados em dois estágios (MQ2E), para o período de janeiro de 2015 a julho de 2022. Os resultados indicam que a pandemia mudou o padrão de produção no setor têxtil de forma significativa, indicando uma redução média de cerca de 47%. A elasticidade-preço mostrou-se elástica, indicando resposta de maior magnitude na produção como resultado de mudanças no preço.
Abstract: The clothing market is one of the most economically dynamic in the world and has grown exponentially in recent years. Constant technological advances are forcing companies, whether industries or retailers, to improve products and processes so quickly that they can stay ahead of the market and consumers’ purchasing decisions. From this context, the general objective of the work was to analysis the textile sector, more specifically the production of clothing and accessories as a proxy for the fashion market, seeking to identify the relationship between production and price variations and changes in the market. Production standard after the start of the covid-19 pandemic. The supply equation of the textile sector was estimated via ordinary least squares (OLS) and also using the two-stage least squares instrumental variables' estimator (MQ2E), for the period from January 2015 to July 2022. The results indicate that the pandemic changed the production standard in the sector significantly, indicating an average reduction of around 47%. The price elasticity proved to be elastic, indicating a response of greater magnitude in production as a result of changes in price.
Palavras-chave: Vestuário - comércio
Clothing trade
Indústria têxtil
Textile industry
Pandemia
Pandemics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SILVA, Ana Lúcia da. Os Desafios do mercado brasileiro de vestuário frente a pandemia de COVID-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5295
Data do documento: 31-Out-2022
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