Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carvalho, Raquel Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1826522405057436pt_BR
dc.contributor.referee1Camacho, Rodrigo Simão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322139080274143pt_BR
dc.contributor.referee2Molina, Mônica Castagna-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4988311066895705pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Marcelo Fabiano Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9607558210987340pt_BR
dc.creatorSouza, Angelica Gonçalves de-
dc.creator.LattesLattes: http://lattes.cnpq.br/7542993593069656pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-12T17:22:10Z-
dc.date.available2023-01-12T17:22:10Z-
dc.date.issued2022-01-31-
dc.identifier.citationSOUZA, Angelica Gonçalves de. O Papel do MST no processo de formação continuada de educadores do campo: um estudo das intencionalidades formativas que emergem a partir dos encontros de educadores da reforma agrária no MT – Assentamento Antônio Conselheiro. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5314-
dc.description.abstractThe present researchapproaches as a theme the formation process of the meetings of educators of the agrarian reform promoted by the Movement of Rural Workersof Sem Terra (MST), as locus of the research Centro Municipal de Educação Ernesto Che Guevara in the Settlement Antonio Conselheiro Tangará da Serra, in Mato Grosso. With the general objective of analyzing the training proposal of the MST, in the training of educators and in the actions that these and these carry out in ruralschools in the midnorth region of Mato Grosso. And having as specific: I Discussthe concept of continuing education of educators, and subjects that the MST hasbeen working, through the training processes present in the Meetings of Educators of Agrarian Reform – MT; II Identify the principles of the training proposal of the Agrarian Reform Educators Meetings that are being learned by the participants and put into action in the local community of the Antônio Conselheiro Settlement. III Identify the challenges of the rural school in aggregating the principles of human and social formation suggested by the MSTand that intend the human and social transformation in the perspective of the rural working class. From the data collected through the bibliographic research integrated to the field research (interviews) it was possible to understand with these results, that the formations carried out by the MST are materialized in the pedagogical practices of that school. In this way, we understand that the transformation of the school form is only possible when there is a collective of education professionals who, when experiencing a training process for a period,challenged to re-signify their lesson plans, even knowing that this process is arduous, but nevertheless , compensator. It is hoped that this research can contribute to reflections on the training of teachers in rural schools, and on someof the potential and difficulties in facing the challenge of the Rural Education Movement.en
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda como temática o processo de formação dos encontros de educadores e educadoras da reforma agrária fomentada pelo Movimento dostrabalhadores Rurais de Sem Terra (MST), o locus da pesquisa é o Centro Municipal de Educação Ernesto Che Guevara no Assentamento Antonio Conselheiro Tangará da Serra, no estado de Mato Grosso. Com o objetivo geral de analisar a proposta formativa do MST, na formação de educadores e educadoras e nas ações que estes e estas protagonizam nas escolas do campo na região do médio norte de Mato Grosso. E tendo como específicos: Discutir a concepção de formação continuada de educadores e educadoras, e de sujeitos que o MST vem trabalhando, mediante os processos formativos presentes nos Encontros de Educadores da Reforma Agrária-MT; Identificar os princípios da proposta formativa dos Encontros dos Educadores da Reforma Agrária que estão sendo apreendidos pelos participantes e colocados em ação na comunidade local do Assentamento Antônio Conselheiro. E, por fim, identificar os desafios da escola docampo em agregar os princípios de formação humana e social sugeridos pelo MST e que intencionam a transformação humana e social na perspectiva da classe trabalhadora do campo. A partir dos dados levantados através da pesquisa bibliográfica integrada à pesquisa de campo (entrevistas), foi possível compreender com estes resultados, que as formações protagonizadas pelo MST se materializam nas práticas pedagógicas da referida escola. Dessa forma, entende-se que a transformação da forma escolar só é possível quando se tem um coletivo de profissionais da educação que ao vivenciarem por um período um processo formativo, desafiam a ressignificar seus planos de aula, mesmo sabendo que este processo é árduo, mas, porém, compensador. Ao término deste trabalho, espera-se que a presente pesquisa possa contribuir com reflexões sobre a formação de professores das escolas do campo, e sobre algumas das potencialidades e dificuldades no enfrentamento do desafio do Movimento da Educação do Campo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-01-12T17:22:10Z No. of bitstreams: 1 AngelicaGonçalvesdeSouza.pdf: 4204259 bytes, checksum: f07337f336038704f8ffe576956e3bf9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-12T17:22:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AngelicaGonçalvesdeSouza.pdf: 4204259 bytes, checksum: f07337f336038704f8ffe576956e3bf9 (MD5) Previous issue date: 2022-01-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Intercultural Indígenapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Territorialidadept_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectRural educationen
dc.subjectReforma agráriapt_BR
dc.subjectLand reformen
dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Sem Terrapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
dc.titleO Papel do MST no processo de formação continuada de educadores do campo: um estudo das intencionalidades formativas que emergem a partir dos encontros de educadores da reforma agrária no MT – Assentamento Antônio Conselheiropt_BR
dc.title.alternativeThe role of the MST in the process of continuing training of countryside educators: a study of intentionalities training ways emerging from the meetings of agricultural reform educators in MT- Assentamento Antônio Conselheiroen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação e Territorialidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AngelicaGonçalvesdeSouza.pdf4,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.