Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5316
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2970948862882232pt_BR
dc.contributor.referee1Queirós, Wellington Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6527714159537457pt_BR
dc.contributor.referee2Maciel, Jeanne Mariel Brito de Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6386560585656348pt_BR
dc.creatorSantos, Sérgio Paulo Lima dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2855631509015040pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-13T16:21:07Z-
dc.date.available2023-01-13T16:21:07Z-
dc.date.issued2022-01-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Sérgio Paulo Lima dos. A Compreensão histórica, social e ambiental da população indígena do Tekohá Jarará: insegurança alimentar e a educação como ferramenta libertadora. 2022. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5316-
dc.description.abstractThis dissertation presents a social, historical, and environmental reflection of the Guarani and Kaiowá subjects of Tekoha Jarará, in the city of Juti, state of Mato Grosso do Sul, and an analysis of their understanding of garbage. This research was delimited in an analysis in categories, which are based on the perspective of Paulo Freire and his work Pedagogy of the Oppressed. The motivations for this research originate from concerns, inquiries, and concerns regarding the garbage generated in the Jarará indigenous community and its impact on the environment and human health. We understand that the production of garbage in the village is the result of the expropriation of the territory, which led the Guarani and Kaiowá indigenous peoples to depend on basic food baskets and high consumption of industrialized products. This research is qualitative in nature, it was carried out through interviews, to carry out the interviews a semi-structured questionnaire with 13 questions was used, the subjects interviewed belong to the Guarani and Kaiowá ethnicities. In view of the responses to the interviewed, a Discursive Textual Analysis (DTA) was used. In this sense, the work presents the historical relations of the expropriation of the Jarará Tekoha; understanding of the concept of garbage and its impact on the environment and the health of villagers. Therefore, the research aims to demonstrate how the expulsions and invasions of their Tekoha permanently affected their physical and cultural reproduction and their relationship with the environment.en
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma reflexão social, histórica e ambiental dos sujeitos Guarani e Kaiowá do Tekohá Jarará, do município de Juti, estado do Mato Grosso do Sul e uma análise sobre a compreensão que os mesmos têm sobre o lixo. Essa pesquisa foi delimitada em uma análise em categorias, sendo elas pautadas sobre a perspectiva de Paulo Freire e sua obra Pedagogia do Oprimido. As motivações desta pesquisa originam-se de inquietações, indagações e preocupações em respeito do lixo gerado na comunidade indígena Jarará e seu impacto no meio ambiente e na saúde humana. Compreendemos que a produção do lixo na aldeia é resultado da expropriação do território, que levaram os indígenas Guarani e Kaiowá a dependência de cesta básica e ao alto consumo de produtos industrializados. Está pesquisa é de caráter qualitativo quanto a sua natureza, a mesma foi realizada por meio de entrevistas, para realização das entrevistas foi utilizado um questionário semiestruturado com 13 perguntas, os sujeitos entrevistados são pertencentes às etnias Guarani e Kaiowá. Diante das respostas das entrevistas foi utilizado uma Análise Textual Discursiva (ATD). Nesse sentido, o trabalho apresenta as relações históricas da expropriação do Tekohá Jarará; a compreensão sobre o conceito de lixo e seu impacto no meio ambiente e na saúde dos moradores da aldeia. Assim sendo, a pesquisa tem como propósito demonstrar como as expulsões e invasões de seu tekohá, afetaram de forma permanente seu modo de reprodução física e cultural e sua relação com o meio ambiente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-01-13T16:21:07Z No. of bitstreams: 1 SérgioPauloLimadosSantos.pdf: 5123769 bytes, checksum: f5542d9cbd9585f4d635acbb965f4905 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-13T16:21:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SérgioPauloLimadosSantos.pdf: 5123769 bytes, checksum: f5542d9cbd9585f4d635acbb965f4905 (MD5) Previous issue date: 2022-01-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Intercultural Indígenapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Territorialidadept_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos indígenas - Guarani-Kaiowápt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Guarani-Kaiowáen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectConsumo de alimentospt_BR
dc.subjectFood consumptionen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA Compreensão histórica, social e ambiental da população indígena do Tekohá Jarará: insegurança alimentar e a educação como ferramenta libertadorapt_BR
dc.title.alternativeThe historical, social and environmental understanding of the indigenous population of Tekohá Jarará: food insecurity and education as a liberatinf toolen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação e Territorialidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SérgioPauloLimadosSantos.pdf5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.