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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “A Crise no ensino jurídico: arte como alternativa metodológica no desenvolvimento crítico, social e humanístico dos estudantes de direito”
Título(s) alternativo(s): “The Crisis in legal education: art as a methodological alternative in the critical, social and humanistic development of law students”
Autor(es): Silva, Danieli Canuto
Primeiro Orientador: Nascimento, Arthur Ramos do
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Priscila Elise Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Tiroli, Luiz Gustavo
Resumo: A presente pesquisa verifica a abordagem do Direito com potencial interdisciplinar e suas relações com a Arte, na medida em que tal diálogo possa contribuir no ensino jurídico brasileiro. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para entender a presente crise no ensino jurídico brasileiro, bem como, verificar de que maneira a relação entre Arte e Direito corrobora para uma formação mais crítico-social dos juristas. A pesquisa aponta para o fato que o Direito deve ser ensinado como parte de um processo, não apenas o estudo da lei, mas também a sua aplicação ao fato humano/social. É possível concluir que a Arte pode desconstruir e remodelar o pensamento rígido, inflexível, positivista e exegético que muitas vezes habita a mente do jurista, contribuindo para a instauração de uma nova cultura jurídica, pautada pelo pluralismo e pelo pensamento crítico do Direito.
Abstract: This research verifies the approach of Law with interdisciplinary potential and its relationships with Art, insofar as such dialogue can contribute to Brazilian legal education. In this context, bibliographical research was carried out to understand the present crisis in Brazilian legal education, as well as to verify how the relationship between Art and Law corroborates for a more critical-social formation of jurists. The research points to the fact that Law must be taught as part of a process, not only the study of law, but also its application to human/social fact. It is possible to conclude that Art can deconstruct and remodel the rigid, inflexible, positivist and exegetical thinking that often inhabits the jurist's mind, contributing to the establishment of a new legal culture, guided by pluralism and critical thinking of law.
Palavras-chave: Arte
Art
Educação superior
Higher education
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito e Relações Internacionais
Citação: SILVA, Danieli Canuto. “A Crise no ensino jurídico: arte como alternativa metodológica no desenvolvimento crítico, social e humanístico dos estudantes de direito”. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5349
Data do documento: 26-Nov-2021
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