Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5365
Tipo: Dissertação
Título: Do Ritual das bruxas ao cabaré literário: a práxis das mulheres do MST da construção de novas sociabilidades
Título(s) alternativo(s): Del Ritual de las brujas al cabaret literario: la praxis de las mujeres del MST en la construcción de nuevas sociabilidades
Autor(es): Moreti, Julio Henrique
Primeiro Orientador: Carvalho, Raquel Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Barboza, Edir Neves
metadata.dc.contributor.referee2: Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira
Resumo: As mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra forjaram mecanismos para problematizar as questões de gênero nos espaços internos do MST. Estas metodologias foram acompanhando os processos de construção da própria organização, acompanhando as lutas, conquistas e desafios desde a década de 1980 até fins da década de 2010. As lutas por novas sociabilidades foram sendo criadas, modificadas, adaptadas e apresentadas nos diversos espaços, onde várias mulheres se envolveram na construção e divulgação de metodologias específicas para debater as relações de gênero. No momento em que as mulheres forjaram situações para que os homens também debatessem que papel têm eles na construção de novas relações de gênero, surge este trabalho como tentativa de compreender os processos pelos quais as mulheres passaram na construção das metodologias “Noite das Bruxas” e “Cabaré Literário”. Esta pesquisa buscou compreender a Práxis destas várias mulheres militantes em torno da Noite das Bruxas e do Cabaré Literário, analisando as formas estéticas, a produção, reprodução, a relação com as lutas travadas pelas mulheres do MST e analisando como as formas artísticas se apresentam como linguagem para tratar de questões tão caras para homens e mulheres na construção de novas sociabilidades humanizadas. Para tal empreita, as letras seguintes são fruto de uma pesquisa através de mais de vinte entrevistas e análise de documentos internos, cartilhas, relatórios de reuniões, avaliações e demais materiais que a militância no MST produziu. Mesmo entendendo que são situações consideravelmente diferentes, pesquisar como as mulheres criaram suas formas, contribui no desenvolvimento de como os homens poderão usar destas experiências para, também, forjarem formas várias de debater as questões de gênero.
Abstract: Las mujeres del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra forjaron mecanismos para problematizar los temas de género en los espacios internos del MST. Estas metodologías acompañaron los procesos de construcción de la propia organización, siguiendo las luchas, conquistas y desafíos desde la década de 1980 hasta fines de la década de 2010. Las luchas por una nueva sociabilidad fueron gestándose, modificándose, adaptándose y presentándose en los diversos espacios donde varias mujeres participaron en la construcción y difusión de metodologías específicas para debatir las relaciones de género. En un momento en que las mujeres forjaron situaciones para que los hombres también debatieran qué papel tienen en la construcción de nuevas relaciones de género, este trabajo surge como un intento de comprender los procesos por los que pasaron las mujeres en la construcción de las metodologías “Noche de las Brujas” y “ Cabaret Literario”. Esta investigación buscó comprender la praxis de estas diversas mujeres militantes en torno a la Noche de las Brujas y Cabaré Literário, analizando las formas estéticas, la producción, la reproducción, la relación con las luchas lideradas por las mujeres del MST y analizando cómo las formas artísticas se presentan como lenguaje para tratar con temas tan complejos a los hombres y mujeres en la construcción de una nueva sociabilidad humanizada. Para tal emprendimiento, se construyó la siguiente investigación a través de más de veinte entrevistas y análisis de documentos internos, cartillas, actas de reuniones, evaluaciones y otros materiales que produjo la militancia en el MST. Incluso entendiendo que se trata de situaciones considerablemente diferentes, investigar cómo las mujeres crearon sus formas contribuye al desarrollo de cómo los hombres pueden utilizar estas experiencias para forjar también diversas formas de debatir cuestiones de género.
Palavras-chave: Feminismo
Feminism
Literatura
Literature
Bruxa
Witch
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade Intercultural Indígena
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação e Territorialidade
Citação: MORETI, Julio Henrique. Do Ritual das bruxas ao cabaré literário: a práxis das mulheres do MST da construção de novas sociabilidades. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Faculdade Intercultural Indígena, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5365
Data do documento: 2-Dez- 12
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação e Territorialidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulioHenriqueMoreti.pdf2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.